Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

O prefeito reeleito do Recife Geraldo Julio (PSB) consolidou uma vitória neste domingo (30), que quase chegou a ocorrer no primeiro turno, quando obteve 49% dos votos. No segundo turno conseguiu vencer com 61,30 % dos votos contra 38,70% do seu adversário João Paulo. Geraldo Julio computou 528.335 votos, enquanto João Paulo, 333.516. Foram 33.589 votos em branco (3,46%) e 76.523 nulos (7,87%). O percentual de abstenção alcançou 13,16% – 147.282 eleitores não foram votar.

Tanto no primeiro quanto no segundo turno as eleições do Recife foram caracterizadas pelo polarização entre os dois candidatos. No começo da campanha João Paulo chegou a ficar empatado tecnicamente com Geraldo Julio, mas o socialista conseguiu se distanciar do seu adversário no decorrer do pleito.

A estratégia de mostrar as intervenções realizadas em sua primeira gestão, de atribuir o problema da crise nacional a alguns percalços em suas administração, e o número de inserções e tempo de guia eleitoral foram pontos favoráveis a Geraldo Julio.

O discurso anti-PT também ajudou em manter distância de João Paulo no pleito. A comparação entre as duas gestões foi outra característica da campanha. Os dois discursavam e debatiam nos programas de TV, em demasia, sobre o legado de suas administrações e tentavam desconstruir um ao outro.

A estratégia não surtiu o efeito esperado por João Paulo que não conseguiu diminuir a distância do seu adversário em todo segundo turno. A rejeição maior a sua figura pública também contribuiu para sua derrota.

 

 

Fonte: Alex Ribeiro/FolhaPE

Com 61,30% dos votos Geraldo Julio é reeleito prefeito do Recife
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *