Reportagem Especial: Distribuição de água em São José do Egito está sendo feita com águas do São Francisco e do Barro Branco – Veja os dias do seu bairro e vídeo dos mananciais

Mesmo com a Adutora do Pajeú trazendo as águas do São Francisco para São José do Egito, o abastecimento está sendo complementado pelo açude São José II (Barro Branco). O manancial que estava complemente seco há anos ganhou quantidade considerável do precioso líquido em março deste ano com a grande chuva de 215 ml numa única noite. Na época, após as chuvas, verificou-se um volume de 40% da capacidade da barragem. Hoje, com a evaporação e o que é retirado diariamente temos 25%.

Conversamos com a coordenadora regional da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) Rúbia de Freitas que detalhou como o abastecimento vem acontecendo. Ela informou que uma das maiores dificuldades enfrentadas é a irregularidade na chegada de água do “Velho Chico”. Constantemente a Adutora do Pajeú apresenta problemas elétricos na estação de captação em Floresta; a situação atrasa o cronograma previamente estabelecido.

Nossa reportagem esteve observando o São José 2 e o Jureminha. De acordo com a Compesa não há como precisar o volume que há no “Açude Velho” porque não existe mais régua no manancial.

A zona urbana foi dividida em 10 áreas. Cada vez que a companhia disponibiliza água, ela é liberada para duas localidades. O intervalo para que o líquido chega na casa do consumidor é de mais ou menos seis dias.

O Saojosedoegito.Net apresenta como está o esquema de distribuição de água. Eventualmente os dias podem ser alterados caso algum problema tenha que ser sanado.

cronograma-abastecimento-compesa-sao-jose-do-egito

Disponibilizamos ainda um curto vídeo com imagens dos dois reservatórios (Jureminha e Barro Branco). As imagens foram feitas na última quarta, 26 de outubro.


Warning: Missing argument 1 for cwppos_show_review(), called in /home/storage/e/46/a5/saojosedoegito2/public_html/wp-content/themes/flat/content-single.php on line 29 and defined in /home/storage/e/46/a5/saojosedoegito2/public_html/wp-content/plugins/wp-product-review/includes/legacy.php on line 18

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *