conversa-de-segunda-felipe-juniorDEDÉ MONTEIRO E PIRRAIA – CANDIDATOS A PATRIMÔNIOS VIVOS DE PERNAMBUCO

O Governo de Pernambuco, por intermédio da Secretaria de Cultura do Estado – Secult e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, tornou público o XI Concurso Público do Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco – RPV-PE. As inscrições foram de 05 de setembro a 19 de outubro de 2016 para o preenchimento de 6 vagas. O Movimento POR MAIS CULTURA, através do seu articulador geral, Felipe Júnior, apresentou os nomes de Dedé Monteiro e Arlindo Lopes (Pirraia), visto a importância cultural dos poetas para o estado de Pernambuco. Fiquemos na torcida pela aprovação!

 

UM “NOVO” GOVERNO E UMA “NOVA” FORMA DE FAZER CULTURA

Segundo informações, o prefeito eleito de São José do Egito-PE para o quadriênio 2017-2020, Evandro Valadares, sugeriu a indicação de 3 nomes por um grupo de artistas sobre o novo secretário de cultura do Berço da Poesia. O interessante é que dos 3 nomes indicados, 1 terá a possibilidade de ser escolhido pelo próprio prefeito eleito. Pergunto: onde está a autonomia, peça primordial para a mudança tão clamada pela classe artística? Ao invés de indicar nomes sobre o possível secretário, o grupo deveria se preocupar na autonomia de composição de secretariado, ou seja, a secretaria ter sua função e composição técnica. Ora, de que vale o secretário ser um gestor técnico do campo cultural e sua equipe ser composta pelo mesmo “arrumadinho” de comissionados? A mudança necessária para a cultura é ter, primeiramente, autonomia na pasta; segundo, um secretário técnico no setor; terceiro, montar uma equipe sólida e harmônica. Só assim haverá eficácia e eficiência no campo cultural do Berço Imortal da Poesia.

 

BIBLIOTECA PMC EM SÃO JOSÉ DO EGITO-PE

Em Recife-PE, o Movimento POR MAIS CULTURA iniciou campanha de arrecadação para montagem da primeira Biblioteca Popular do movimento que será em São José do Egito-PE. A biblioteca é composta com cordelteca, espaço audiovisual, além de um acervo numeroso de livros que será aberto à população da cidade para consultas, pesquisas e leituras. O projeto está programado para o primeiro semestre de 2017 e é de autoria do articulador geral do PMC, Felipe Júnior (filho adotivo de São José do Egito-PE). Que quiser doar livros ou saber mais sobre o projeto, entre em contato: (81) 99701-8003 ou movimentopmc@gmail.com

 

UNIÃO PELA CULTURA

Desmontados os palanques, é hora da classe artística se unir e elaborar planos, ações, propostas e exigências ao governo que se encerra e, consequentemente, ao governo que se inicia em janeiro. A melhoria da cultura é um dever de todos e essa é a verdadeira bandeira que deve ser hasteada.

 

LANÇADO O SITE “POR MAIS CULTURA”

O movimento PMC lançou semana passada o site www.pormaiscultura.com.br que pretende ser um elo entre as atividades do movimento e a classe cultural. O espaço virtual é dinâmico, atraente e cheio de novidades. Acesse!

 

PREFEITO DE SÃO JOSÉ DO EGITO-PE ARRUMA A CASA PARA O PRÓXIMO

O prefeito de São José do Egito-PE, Romério Guimarães, vem dando exemplo de gestão pública e de atitude democrática ao divulgar publicamente as ações da prefeitura no intuito de deixar a casa organizada para o próximo gestor.

 

MOVIMENTO PMC APRESENTA PROJETO PARA 1º CONCURSO CULTURAL ISMAEL PEREIRA

O Movimento POR MAIS CULTURA apresentou proposta à Prefeitura Municipal de São José do Egito para a realização do 1º Concurso Cultural Ismael Pereira com premiação em dinheiro e cordel publicado para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Um projeto que irá incentivar a formação de novos cordelistas na região e fomentar as atividades culturais no berço poético do grande e saudoso poeta Ismael Pereira. Aguardemos novidades!

 

Críticas, sugestões e elogios:

(81) 99701-8003; poetafelipejunior@gmail.com

 

 

As opiniões emitidas pelos colunistas e leitores são de inteira responsabilidade dos mesmos e não refletem, necessariamente, a opinião do Saojosedoegito.Net.

COLUNA: Conversa de Segunda – por Felipe Júnior
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *