Além de autoridades locais, esteve presente o desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, vice-presidente do TRE-PE. Fotos: Marcello Patriota
Além de autoridades locais, esteve presente o desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, vice-presidente do TRE-PE. Fotos: Marcello Patriota

Na tarde desta quinta (21) foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores de São José do Egito audiência pública para repasse de informações e esclarecimentos sobre a revisão do eleitorado mediante incorporação de dados biométricos e fotografia. O evento foi promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e coordenado localmente pelo Cartório da 68ª Zona.

Na reunião, o desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, vice-presidente do TRE-PE, relatou como anda o processo do recadastramento biométrico na Terra dos Poetas. Ferreira informou que a procura dos eleitores para efetuar o procedimento está abaixo do esperado.

Além do vice-presidente do TRE-PE fizeram parte da mesa dos trabalhos o presidente da Câmara SJE Antônio Andrade, o juiz eleitoral em exercício Pablo de Oliveira Santos e um representante da Procuradoria Municipal, Felipe Emanoel.

Com a presença de vários parlamentares (Albérico Tiago, Ana Maria de Romerinho, Beto de Marreco, Claudevan Batista, Rildo Fernando – Prato de Papa, Rogaciano Jorge e Tadeu do Hospital), muitos estudantes e professores da Escola Municipal Romero Dantas e outras autoridades, o desembargador explicou como vendo sendo desenvolvido o procedimento, que parte do agendamento e em seguida da presença no Cartório Eleitoral para coleta de digitais e foto. Ele alertou ainda para os problemas que o não recadastramento pode trazer ao cidadão, entre eles o de impossibilitar que se participe de programas sociais do Governo Federal.

Todos foram enfáticos em relatar a importância do recadastramento, que será indispensável para exercer o direito ao voto nas urnas em São José no ano que vem.

Da audiência surgiram sugestões para que o acesso ao agendamento se dê de forma mais facilitada principalmente para quem reside na zona rural do município.

Atualmente são feitos, em média, cerca de 110 recadastramentos por dia, o que é considerado pouco. A meta sugerida na reunião é que sejam executados 200 procedimentos a cada dia, para que no final de dezembro se atinja mais de 90% de eleitores com seus cadastros atualizados.

De acordo com informações da Justiça Eleitoral, através de relatório datado de 19 de setembro, apenas 39,98% dos eleitores em São José do Egito já fizeram o recadastramento (9.858 votantes de um total de 24.819). Possivelmente o número já ultrapassou os 40%, entretanto, o caminho até alcançar os 100% ainda é longo.

Para fazer o recadastramento o cidadão deve acessar o site do TRE-PE e agendar o seu atendimento.

Audiência Pública - Biometria - São José do Egito - Fotos Marcello Patriota - 21-09-2017

Audiência Pública - Biometria - São José do Egito - Fotos Marcello Patriota - 21-09-2017 (4)

Audiência Pública - Biometria - São José do Egito - Fotos Marcello Patriota - 21-09-2017 (1)

Audiência Pública - Biometria - São José do Egito - Fotos Marcello Patriota - 21-09-2017 (5)

Recadastramento biométrico é tema de audiência pública do TRE-PE em São José do Egito
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *