Última sessão ordinária da Câmara SJE no primeiro semestre de 2017. Fotos: Ascom Câmara SJE
Última sessão ordinária da Câmara SJE no primeiro semestre de 2017. Fotos: Ascom Câmara SJE

Última sessão da Câmara SJE no primeiro semestre com debates quentes e votação de matérias

Hoje (17) aconteceu a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São José do Egito neste primeiro semestre de 2017. No próximo sábado (24) será feriado na Terra dos Poetas e de 1º a 31 de julho o legislativo estará em recesso parlamentar. Como vem ocorrendo nas últimas reuniões, o grande expediente, com os pronunciamentos, abriu os trabalhos. Após os debates na tribuna e os tradicionais apartes, o pequeno expediente entrou em cena com as leituras das matérias que constavam na pauta da ordem do dia. A condução dos trabalhos foi do presidente Antônio Andrade (PSB).

A oposição ao governo municipal apresentou diversas denúncias relacionadas à administração pública e a situação participou dos debates defendendo posicionamentos da atual gestão.

Ainda foi debatida a polêmica em torno de projeto de autoria do deputado estadual Antônio Moraes que dá o título “Capital da Poesia” à Tabira. É de conhecimento público a tradição de São José do Egito carregar há décadas essa homenagem. O discurso do vereador Alberto de Zé Loló foi todo baseado em repudiar o projeto e esclarecer que esse tipo de matéria “apenas contribui para segregar e não congregar culturalmente os municípios”. Vários parlamentares apartearam Loló e manifestaram-se também contrários ao ato de Moraes. A Câmara deve encaminhar à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nos próximos dias carta se posicionando sobre a matéria.

Dentro do campo das discussões de matérias de origem da própria câmara, além de indicações, requerimentos e moções, o destaque se dá para projetos de autoria dos vereadores Rona Leite (PT) e Albérico Tiago (PR).

Do petista foi aprovado o PL nº 005/2017 instituindo o Dia do Gari, que oficialmente passa a ser comemorado em São José no dia 16 de maio. Do republicano entrou em discussão o PL nº 007/2017 que denomina diversas ruas no bairro Morada Nova. A matéria está agora em apreciação e deve ser votada apenas no segundo semestre.

A sessão contou ainda com a participação do secretário municipal de Agricultura Marcos Brito que trouxe esclarecimentos acerca de questionamentos emitidos por parlamentares no tocante à escavação de cisternas por parte da prefeitura.

A próxima sessão da Câmara SJE será em 05 de agosto. Durante o recesso a Casa do Povo funciona com expediente interno. Apenas não haverá reunião plenária ou de comissões.

câmara_sje_170617_002 câmara_sje_170617_003

Última sessão da Câmara SJE no primeiro semestre com debates quentes e votação de matérias
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *