Ex-deputado José Marcos foi homenageado na Alepe. Foto: Henrique Genecy/Alepe
Ex-deputado José Marcos foi homenageado na Alepe. Foto: Henrique Genecy/Alepe

Os 50 anos de vida pública do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) José Marcos de Lima foram comemorados no Plenário do Museu Palácio Joaquim Nabuco. Por solicitação do deputado Rogério Leão (PR), a Reunião Solene ocorreu na noite desta segunda (22).

Natural de São José do Egito, Sertão do Pajeú, o ex-parlamentar entrou na vida pública em 1974, quando foi eleito vereador do município e, posteriormente, prefeito da cidade. Além da atuação política, tornou-se empresário das áreas de saúde, radiodifusão e construção civil.

Ingressou na Assembleia em 1990, onde cumpriu três mandatos consecutivos. Na Alepe, foi primeiro-secretário no biênio 1995/1997 e, em 1999, assumiu a presidência do Legislativo pernambucano, permanecendo até o início de 2001. Nesse período, chegou a ocupar, interinamente, a chefia do Executivo estadual, por motivo de viagem do então governador Jarbas Vasconcelos.

Nos anos que se seguiram, José Marcos também esteve à frente de outros cargos públicos. Entre eles, o de presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e de secretário de Infraestrutura de Jaboatão dos Guararapes. Em 2006, o ex-deputado foi coordenador-geral da campanha de Eduardo Campos ao Governo do Estado.

Ao coordenar a Reunião Solene, o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa (PDT), ressaltou que José Marcos conseguiu a desapropriação de um imóvel localizado ao lado da Alepe, o que possibilitou a construção do Edifício Governador Miguel Arraes, onde funcionará o novo Plenário da Casa Joaquim Nabuco. O prédio deverá ser inaugurado ainda neste semestre. “Será a melhor e mais estruturada sede de um Poder Legislativo no País”, afirmou Uchoa, destacando, ainda, o espírito empreendedor e a habilidade política do ex-deputado. “Ele sempre revelou capacidade e dedicação”, prosseguiu.

Rogério Leão salientou a contribuição de José Marcos para o Estado, seja como político, empreendedor ou como agropecuarista. “Sua administração em São José do Egito é lembrada até hoje. Na Alepe, fez trabalho digno e honroso, informatizando a Casa quando foi primeiro-secretário”, enalteceu, enfatizando que, como presidente, ele trabalhou para aproximar o Legislativo de todos os setores da sociedade. Leão entregou ao homenageado uma placa comemorativa da Assembleia.

Presente à cerimônia, o ex-deputado federal Inocêncio Oliveira também se pronunciou. “Falar de José Marcos é a coisa mais simples do mundo. Feliz do município que contou com o seu apoio, pois ele sempre foi um homem à frente do seu tempo.”

Em seu discurso, José Marcos afirmou estar emocionado ao ocupar novamente a tribuna da Alepe. Ele fez elogios a Guilherme Uchoa, que foi primeiro-secretário durante sua gestão como presidente da Casa. “Nós, deputados, fazemos as leis, mas, como um Poder aberto, muitas vezes somos incompreendidos pela sociedade.” E acrescentou: “Para mim, é motivo de muito orgulho e satisfação voltar à Assembleia. Isso só me remete a um pensamento: agradecimento.”

Sessão Solene da Alepe em homenagem aos 50 anos de vida pública do ex-deputado José Marcos de Lima. Fotos: Henrique Genecy/Alepe
Sessão Solene da Alepe em homenagem aos 50 anos de vida pública do ex-deputado José Marcos de Lima. Fotos: Henrique Genecy/Alepe

Diversos amigos de José Marcos compareceram à solene. É o caso dos vereadores egipcienses Alberto Silva, David Teixeira, Rona Leite e Albérico Tiago, este último foi convidado a fazer parte da composição da mesa dos trabalhos, ao lado de Uchôa, José Marcos, Inocêncio,e do desembargador Fausto Freitas.

Também estiveram presentes os deputados Isaltino Nascimento, Priscila Krause, Júlio Cavalcanti e Augusto César, além dos ex-parlamentares Sebastião Rufino, Sérgio Leite, André Campos e Roldão Joaquim. O ex-prefeito de São José do Egito Romério Guimarães e os ex-vereadores Joel Gomes (Tuparetama), Nenen Dudu e Zé Bilú (São José do Egito) também acompanharam a solenidade, além de outros amigos do homenageado.

SOLENE_03 SOLENE_04 SOLENE_05 SOLENE_06 SOLENE_07 SOLENE_08 SOLENE_09 SOLENE_10 SOLENE_11

 

Matéria da Alepe ampliada pelo blog

José Marcos de Lima é homenageado em Reunião Solene da Assembleia Legislativa
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *