Em algumas partes da estátua, como por exemplo rosto da figura do cantador, é possível notar as diferenças após o ato de vandalismo
Em algumas partes da estátua, como por exemplo rosto da figura do cantador, é possível notar as diferenças após o ato de vandalismo

Um dos lugares de São José do Egito que mais atrai turistas que desejam fazer fotos que evidenciam a tendência do lugar à poesia popular foi danificado por vândalos. O Monumento aos Poetas, no início da Rua Paulo Soares, no Centro da Capital da Poesia, teve sua estrutura deteriorada nos últimos dias. Tanto a estátua produzida com cobre bem como o canteiro defronte apresentam problemas após o ato criminoso.

O blog entrou em contato com a Prefeitura de São José do Egito através de sua Assessoria de Comunicação e levantou alguns questionamentos. Perguntamos se o Poder Executivo iria denunciar o caso à polícia; se a instituição cogita solicitar imagens de câmeras instaladas em pontos comerciais do Centro que possam ajudar a identificar quem promoveu o vandalismo e se irá providenciar a recuperação desse patrimônio público.

Por meio da Ascom o Executivo respondeu que “será enviado uma equipe da prefeitura ao local mencionado para constatação do dano ao patrimônio público”. Segundo a nota, “se comprovado tal prejuízo ao povo de São José, serão tomadas as medidas cabíveis, como recuperação do monumento e identificação dos possíveis vândalos para punição na forma da lei”.

Canteiro defronte ao Monumento parece ter sido incendiado. Foto: Reprodução/Facebook
Canteiro defronte ao Monumento parece ter sido incendiado. Foto: Reprodução/Facebook

Na resposta a prefeitura alega não ser possível definir prazos para avaliação ou possível recuperação, mas comprometeu-se a informar quando tais procedimentos forem executados.

É importante salientar que quanto mais se demora a investigar mais se perde oportunidade de descobrir quem praticou crimes ao patrimônio público.

Vamos ficar atentos e aguardando os procedimentos da prefeitura no tocante à formulação de denúncia junto à polícia e restauração do Monumento. O espaço está a poucos metros da sede do Executivo sendo uma de suas vias de acesso.

Monumento aos Poetas é danificado por vândalos – Prefeitura SJE diz que vai tomar medidas cabíveis, mas não informa quando
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *