56 municípios de Pernambuco em situação de emergência; todos do Pajeú estão na lista. Foto: Reprodução
56 municípios de Pernambuco em situação de emergência; todos do Pajeú estão na lista. Foto: Reprodução

Pernambuco teve o reconhecimento de 56 municípios em situação de emergência pelo Ministério da Integração Nacional. Ao todo, 272 cidades da Paraíba, Piauí, Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Mato Grosso, além de Pernambuco, estão em situação crítica. Por causa deste longo período de estiagem a única saída é recorrer ao fornecimento de água a partir da Operação Carro-Pipa Federal, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Este reconhecimento permite ainda que os municípios tenham direito a benefícios, como aquisição de cestas básicas no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo lista divulgada no Diário Oficial da União, os municípios pernambucanos em situação de emergência são (em negrito, municípios do Pajeú):

Afogados da Ingazeira, Afrânio, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Betânia, Bodocó, Brejinho, Cabrobó, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cedro, Custódia, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Granito, Ibimirim, Iguaracy, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itapetim, Jatobá, Lagora Grande, Manari, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolândia, Petrolina, Quixaba, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, Tabira, Tacaratu, Terra Nova, Trindade, Triunfo, Tuparetama e Verdejante.

Seca: 56 municípios de Pernambuco na lista federal dos incluídos em situação de emergência
Classificado como:                                                                            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *