Pedras Grandes (SC) e Barão de Melgaço (MT) foram incluídos na lista dos municípios em situação de emergência
Pedras Grandes (SC) e Barão de Melgaço (MT) foram incluídos na lista dos municípios em situação de emergência

Na edição desta sexta-feira (11), o Diário Oficial da União incluiu mais dois municípios à lista daqueles em situação de emergência no país. Agora são 274 localidades incluídas pelos mais diversos motivos.

Desta vez a situação de emergência foi reconhecida em Pedras Grandes (SC), atingida por vendavais no mês de outubro; e Barão de Melgaço (MT), devido a contaminação de água que abastece a cidade, localizada na região do Pantanal.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, mais 272 cidades se encontram em situação de emergência no Brasil em decorrência da seca e da estiagem que atinge Pernambuco, Paraíba, Piauí, Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Mato Grosso.

Com desse reconhecimento os gestores municipais podem ter acesso a serviços do governo federal de forma desburocratizada como, por exemplo, o fornecimento de água tratada, por meio da Operação Carro-Pipa, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Também é possível renegociar junto ao Banco do Brasil as dívidas no setor de agricultura.

Com a inclusão nesta lista também se permite aos municípios a aquisição de cestas básicas e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a recomposição de atividades econômicas praticadas nas regiões afetadas.

Governo Federal reconhece mais municípios em situação de emergência
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *