câmara_sje_reunião_comerciantes_mercado_23012019_01

Na noite desta quarta (23) foi realizada na Câmara de Vereadores de São José do Egito reunião com comerciantes que atuam no mercado público, principalmente os que vendem no açougue municipal.

A pauta tratou dos valores cobrados pela Prefeitura Municipal no quesito energia elétrica. De iniciativa do vereador Aldo da Clipsi (PT) e conduzida pelo presidente Rogaciano Jorge (PSB), a reunião contou também com as presenças dos parlamentares Albérico Tiago (PR), Ana Maria de Romerinho (PSB), Doido de Zé Vicente (PSC) e Professor Claudevan Filho (Rede), além do secretário municipal de Agricultura Marcos Brito.

No início a tribuna foi liberada para que os comerciantes expusessem seus questionamentos. No geral, as reclamações ocorrem porque, segundo os mesmos, há quem use pouco e pague mais que alguns que consomem muita energia. A cobrança maior se deu no tocante à instalação de medidores em cada tarimba.

Pelo Poder Executivo, o secretário Marcos Brito salientou que já foi feito um projeto através de consultoria para a implantação dessa estrutura para verificação individual e que foi aberta licitação para contratação de empresa, entretanto nos dois pregões marcados não houve presença de interessados. Brito disse que a prefeitura está disponível para negociar os valores em aberto de todos os que o procurarem. O secretário disse ainda que a inadimplência não consta apenas do pagamento de energia elétrica por parte de muitos comerciantes que atuam no mercado e açougue, mas também da mensalidade das tarimbas, onde muitos estão devedores há vários anos.

Nos encaminhamentos para conclusão da reunião, os vereadores tanto de oposição quanto de situação solicitaram um esforço maior do Executivo no sentido de instalação dos medidores – ato que deve resolver esse problema – e se prontificaram a acompanhar a situação.

câmara_sje_reunião_comerciantes_mercado_23012019_02

Vereadores Aldo da Clipsi, Rogaciano Jorge, Albérico Tiago e Alberto de Zé Loló. Fotos: Marcello Patriota

Vereadores Aldo da Clipsi, Rogaciano Jorge, Albérico Tiago e Alberto de Zé Loló. Fotos: Marcello Patriota

Na noite desta quarta (2) foi empossada a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de São José do Egito para o biênio 2019-2020. O parlamentar Rogaciano Jorge (PSB) assumiu a presidência do Legislativo municipal; Aldo da Clipsi (PT), Albérico Tiago (PR) e Alberto de Zé Loló (PT) também assinaram os termos de posse para os cargos de vice-presidente, 1º e 2º secretários respectivamente.

A sessão inicialmente foi presidida pelo vereador Antônio Andrade (biênio 2017-2018) que deu posse aos novos integrantes que vão conduzir a Mesa nos próximos dois anos.

Além dos quatro integrantes da nova Mesa e do presidente dos dois anos anteriores, estavam presentes os vereadores Claudevan Batista (Rede), Doido de Zé Vicente (PSC) e Jota Ferreira (PSB). O prefeito Evandro Valadares (PSB), o vice Eclériston Ramos (PSB), quase todo o secretariado municipal, o presidente da Câmara de Santa Terezinha Dr. Júnior (PR), e diversas autoridades também acompanharam a solenidade. O auditório do Plenário ficou lotado.

Em seu discurso Rogaciano Jorge apontou como será a sua administração: “É de nossa vontade que os serviços deste poder sejam percebidos da forma mais transparente possível. Estaremos cumprindo todos os compromissos legais para que o cidadão tenha acesso ao que por aqui for produzido e também no tocante aos recursos que são destinados à instituição”.

O presidente enfatizou: “Estamos iniciando um novo ciclo. Cada um tem suas características. Espero que ao final deste período de dois anos esta gestão seja reconhecida como eficiente e alinhada ao povo egipciense”.

No final de seu pronunciamento, destacou: “A Terra da Poesia pode contar com esta instituição como a base de todos os diálogos ideológicos”.

Posse da Mesa Diretora da Câmara SJE para o biênio 2019-2020

Posse da Mesa Diretora da Câmara SJE para o biênio 2019-2020