Estudantes egipcienses são diplomados e tomam posse como vereadores mirins. Fotos: Marcello Patriota

Estudantes egipcienses são diplomados e tomam posse como vereadores mirins. Fotos: Marcello Patriota

São José do Egito tem novamente mais uma turma de vereadores mirins. Na manhã desta sexta (27), a Câmara de Vereadores diplomou e deu posse a 13 estudantes das redes municipal e estadual de ensino que foram eleitos em suas escolas dentro do projeto Parlamento Jovem.

A sessão solene de posse, presidida pelo parlamentar Antônio Andrade (PSB), contou com a presença de todos os vereadores egipcienses, representantes dos educandários envolvidos, do secretário executivo de Governo Roberto Sampaio – representando o prefeito Evandro Valadares (PSB), da secretária municipal de Educação Roseane Borja, de estudantes e pais de alunos.

O projeto Parlamento Jovem é de autoria dos vereadores Rona Leite (PT) e Flávio Jucá (PSB) – este último licenciado para assumir cargo no Executivo. Foi implantado quando Jucá era presidente da Câmara (2011-2012), período em que foram formadas duas turmas de vereadores mirins. Passados mais de 4 anos, a atual presidência resolveu desenvolver novamente a ação.

Nesta edição participam os educandários municipais Baraúnas, Bonfim, Luís Paulino de Siqueira, Mundo Novo, Helena Maria de Siqueira Brito, Manoel da Costa, Romero Augusto Vilar Dantas e Naná Patriota, e estaduais Máxima Vieira de Melo, Professor Sebastião Ferreira Rabelo Sobrinho, Técnica Professora Célia Siqueira e Oliveira Lima. A Escola Municipal Baraúnas vai atuar com dois representantes para formar a quantidade exata de parlamentares. Em São José do Egito são 13 legisladores.

Foram diplomados e tomaram posse: Antônio Denis Soares Rocha, Glaucia Úranya Silva Ferreira, Idemar da Silva Alves, Jemerson Manoel da Silva, João Victor Rocha Gonçalves, Karen Marques de Morais, Kariny Gonçalves Muniz, Nayara Ketlin de Sousa Silva, Pablo Ruan Siqueira Lopes, Pedro David Ferreira dos Santos, Rafaella Ribeiro de Deus, Samara Ermyllin Camilo Silva e Tiago Natan de Lima.

Os alunos votados são do 9º ano ou do ensino médio. Puderam votar estudantes a partir do 6º ano.

Em 2017 a coordenação do Parlamento Jovem ficou sob a responsabilidade do 1º secretário da Casa, vereador Albérico Tiago (PR), e da assessoria de Comunicação da Câmara, através do jornalista Geraldo Palmeira.

Os diplomas aos estudantes foram entregues pelos parlamentares Albérico Tiago, Alberto Silva (Alberto de Zé Loló), Ana Maria Dantas, Antônio Andrade, Claudevan Filho, David Teixeira, José Roberto (Beto de Marreco), José Vicente (Doido), Rildo Fernando (Prato de Papa), Rogaciano Jorge, Rona Leite e Tadeu Gomes (Tadeu do Hospital). O vereador Aldo da Clipsi teve que se ausentar da sessão para acompanhar um irmão que iria fazer transplante.

Nos meses de novembro e dezembro os jovens irão se encontrar na sede da Câmara onde participarão de palestras sobre a atividade parlamentar e de sessões no mesmo formato das reuniões plenárias. No dia 7 do mês que vem, data da primeira sessão mirim, executarão eleição para composição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2017 antes do início dos trabalhos.

Os jovens receberão todo o acompanhamento técnico da Câmara para desenvolverem indicações e requerimentos solicitando benfeitorias para suas escolas ou comunidades onde residem e tais matérias serão encaminhadas aos órgãos competentes.

sje parlamento jovem 2017 vereadores mirins (8) sje parlamento jovem 2017 vereadores mirins (9) sje parlamento jovem 2017 vereadores mirins (10) sje parlamento jovem 2017 vereadores mirins (11) sje parlamento jovem 2017 vereadores mirins (12) sje parlamento jovem 2017 vereadores mirins (13) sje parlamento jovem 2017 vereadores mirins (14) sje parlamento jovem 2017 vereadores mirins (15) sje parlamento jovem 2017 vereadores mirins (16) sje parlamento jovem 2017 vereadores mirins (17) sje parlamento jovem 2017 vereadores mirins (18) sje parlamento jovem 2017 vereadores mirins (19) sje parlamento jovem 2017 vereadores mirins (20)

Vereadores Antônio Andrade, Aldo da Clipsi e Albérico Tiago acompanham a ação de emissão de carteiras de trabalho na sede da Câmara

Vereadores Antônio Andrade, Aldo da Clipsi e Albérico Tiago acompanham a ação de emissão de carteiras de trabalho na sede da Câmara

Nesta segunda (9) a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), em parceria com a Câmara de Vereadores de São José do Egito, iniciou na sede do legislativo egipciense os trabalhos de emissão de carteiras de trabalho (CTPS).

A ação está sendo realizada nos turnos manhã e tarde e se estende até esta terça (10).

Servidores da superintendência estão atendendo no plenário da Casa do Povo e disponibilizando o documento na hora.

Foi em Recife, em 12 de setembro, que os parlamentares da bancada de oposição – Albérico Tiago (PR), Alberto de Zé Loló (PT), Aldo da Clipsi (PT), Antônio Andrade (PSB), Rona Leite (PT) e Tadeu do Hospital (PTB) – receberam a confirmação desse serviço na sede do Poder Legislativo através do superintendente Geovane Freitas.

Emissão de carteiras de trabalho na sede da Câmara de Vereadores SJE

Emissão de carteiras de trabalho na sede da Câmara de Vereadores SJE

Profeta/poeta Manoel Luis morreu com 91 anos. Foto: Reprodução/Internet

Profeta/poeta Manoel Luis morreu com 91 anos. Foto: Reprodução/Internet

Na manhã desta terça (3) foi sepultado no Cemitério Sebastião Rabelo, em São José do Egito, o profeta/poeta Manoel Luis dos Santos. Ele estava internado no Hospital Maria Rafael de Siqueira e morreu nesta segunda (2). Nascido em 1926 nas redondezas do povoado Batatas, na Terra dos Poetas, foi um dos mais renomados astrólogos populares, referendado em larga escala por nordestinos, principalmente por agricultores.

O Almanaque do Nordeste Brasileiro, folheto lançado todos os anos com previsões e poemas, foi sua principal marca. Por mais de 60 anos a publicação aconteceu de forma ininterrupta e possivelmente se tornou a mais antiga no estilo em circulação no Brasil.

Desde adolescente este jornalista titular do blog teve a oportunidade de dialogar por horas com o profeta. Em 2010, desenvolvendo uma pesquisa para um projeto de conclusão de especialização, foi possível gravar em áudio o poeta contando suas histórias e recitando seus versos.

Em breve estaremos editando o conteúdo e disponibilizando-o na internet.

São José do Egito perde mais um grande nome da cultura popular!

Após o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) informar o rezoneamento que encerrou a jurisdição do Juízo da 68ª Zona Eleitoral, com sede em São José do Egito, sobre o município de Santa Terezinha, que a partir de 06 de outubro passa a integrar a 99ª ZE, sediada em Itapetim, a juíza Mariana Zenaide Teófilo Gadelha emitiu portaria suspendendo o atendimento ao eleitor no período de 2 a 6 deste mês no Cartório Eleitoral da Terra dos Poetas.

Os eleitores que haviam agendado o recadastramento biométrico para qualquer um dos dias compreendidos neste período devem comparecer ao cartório a partir do dia 9 para marcar nova data.

A chefe do Cartório Eleitoral Luciana Campelo informou ao blog que durante esta semana a 68ª ZE, na Av. 25 de Agosto, estará fechada e não será feito nenhum tipo de atendimento.

aviso_cartório_eleitoral_sje