Deputado estadual Rogério Leão, defensor público geral Manoel Jerônimo e advogado Cleonildo Lopes (Painha)

Deputado estadual Rogério Leão, defensor público geral Manoel Jerônimo e advogado Cleonildo Lopes (Painha)

Nesta quarta-feira (05) o diretor-geral da Faculdade Vale do Pajeú (FVP), que está em processo de fundação em São José do Egito, advogado Cleonildo Lopes – conhecido como Painha, divulgou mais uma instituição que deve ser implantada no município e que vai construir prédio no mesmo terreno onde as salas de aula, laboratórios e biblioteca serão edificados. A confirmação partiu do defensor público geral do Estado de Pernambuco, Dr. Manoel Jerônimo, em reunião no Recife. Ele aceitou convite para implantação de uma sede do órgão na Terra dos Poetas.

O deputado estadual Rogério Leão (PR) também participou da iniciativa e acompanhou do processo de elaboração de convite até a reunião com o defensor.

Segundo Painha, Jerônimo determinou que engenheiro e arquiteto da instituição elaborem o projeto do novo prédio e confirmou ainda que nomeara um defensor público concursado para atender aos cidadãos que necessitarem do serviço.

O diretor da FVP comentou ainda que o desembargador Francisco Tenório enviou mensagem apoiando totalmente a iniciativa e que a luta agora será para a instalação do Procon e de uma seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São José.

A Educação da rede municipal de São José do Egito, gestão 2013-2016, do então prefeito Romério Guimarães, conseguiu elevar suas metas no Saepe (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco) a cada ano, é o que mostra levantamento disponibilizado pela secretaria estadual do segmento.

Em 2016, último ano do mandato de Guimarães, o município atingiu significativos resultados superando as dos anos anteriores bem como a média de Pernambuco.

Tais resultados, de acordo com o ex-prefeito Romério, “são frutos de um trabalho articulado entre todos os atores e segmentos que veem a educação como ferramenta de transformação social e o professor, juntamente com coordenadores escolares e equipe de ensino, são protagonistas do sucesso dos nossos estudantes”.

Segundo a ex-secretária municipal de Educação, Acidália Xavier, “foram desenvolvidos vários projetos de intervenção, diversas avaliações diagnosticas, simulados , aulões e aulas de reforço visando reduzir as dificuldades de aprendizagem”.

Os quadros abaixo dão consistência à informação. O material está disponível no site www.educacao.pe.gov.br:

Números do Saepe referentes ao município de São José do Egito no período de 2013-2016

Números do Saepe referentes ao município de São José do Egito no período de 2013-2016

Números do Saepe 2016 nos municípios do Pajeú

Números do Saepe 2016 nos municípios do Pajeú