Recomendação nº 001/2017, da Promotoria de Justiça de São José do Egito

Recomendação nº 001/2017, da Promotoria de Justiça de São José do Egito

A Promotoria de Justiça de São José do Egito, através do seu titular Dr. Adriano Camargo Vieira, emitiu recomendação ao prefeito Evandro Valadares (PSB) e aos seus secretários que “se abstenham de realizar transferências de servidores públicos de forma imotivada, em flagrante violação ao princípio constitucional da impessoalidade”.

De acordo com o documento o Ministério Público recebeu relatos, de forma anônima, de que estariam acontecendo transferências sem motivo de servidores públicos municipais seguindo critérios meramente políticos, em flagrante distorção do poder discricionário inerente ao Poder Executivo Municipal, como se a polarização política, própria do período eleitoral, se estendesse para o início da gestão.

Segundo o documento redigido pelo promotor “a presente recomendação tem por finalidade delimitar o dolo, para fins de configuração do ato de improbidade administrativa por violação do princípio da impessoalidade, de forma que a persistência de situação vedada constituirá robusto substrato para o ajuizamento de ação civil pública, uma vez que fique demonstrado que a transferência de servidor público ocorreu de forma imotivada, violando-se, assim, o princípio constitucional da impessoalidade”.

Após recesso parlamentar, Câmara SJE realiza primeira sessão ordinária de 2017. Fotos: Ascom Câmara SJE

Após recesso parlamentar, Câmara SJE realiza primeira sessão ordinária de 2017. Fotos: Ascom Câmara SJE

Nesta segunda-feira (23) a Câmara de Vereadores de São José do Egito realizou a primeira sessão ordinária de 2017. Com a presença dos 13 parlamentares a reunião, iniciada às 20h, trouxe uma extensa pauta de matérias inseridas na Ordem do Dia. Projetos, indicações, requerimentos e moções foram votados e aprovados.

De autoria da Mesa Diretora da Câmara SJE foi apresentado o Projeto de Resolução nº 001/2017 que altera o dia e hora das sessões ordinárias. A matéria teve os pareceres verbais das comissões permanentes e foi aprovado por unanimidade. Com a medida as reuniões passarão a ser realizadas aos sábados, das 8h às 10h. A primeira sessão nesse dia será em 04 de fevereiro.

Nesta sessão ordinária também foram divulgadas as formações com os membros das Comissões Permanentes para o biênio 2017/2018. – Legislação, Justiça e Redação Final: Presidente: Rogaciano Jorge; Relator: Beto de Marreco e Membro: David Teixeira; – Finanças e Orçamento: Presidente: Rona Leite; Relator: Alberto de Zé Loló e Membro: Jota Ferreira; – Educação, Saúde e Assistência: Presidente: Beto de Marreco; Relator: Rogaciano Jorge e Membro: Doido de Zé Vicente; – Obras e Serviços Públicos: Presidente: David Teixeira; Relator: Rona Leite e Membro: Alberto de Zé Loló.

O presidente da Casa do Povo, Antônio Andrade, conduziu os trabalhos da sessão que foi prestigiada por vários egipcienses e secretários municipais. Em nome do prefeito Evandro Valadares o secretário executivo de Governo, Roberto Sampaio, fez uso da tribuna e repassou a mensagem do chefe do Executivo.

Também estavam presentes os parlamentares Albérico Tiago (1º Secretário), Alberto de Zé Loló, Aldo da Clipsi (vice-presidente), Ana Maria de Romerinho, Beto de Marreco, David Teixeira, Doido de Zé Vicente, Flávio Jucá, Jota Ferreira, Rogaciano Jorge, Rona Leite e Tadeu do Hospital (2º Secretário).

Praticamente todos os vereadores discursaram. A sessão foi transmitida pela Rádio Gazeta FM e pela internet, no site institucional www.camarasjegito.pe.gov.br .

Câmara SJE - Sessão Ordinária - 23 de janeiro de 2017 - 11

Câmara SJE - Sessão Ordinária - 23 de janeiro de 2017 - 07

Câmara SJE - Sessão Ordinária - 23 de janeiro de 2017 - 08

Câmara SJE - Sessão Ordinária - 23 de janeiro de 2017 - 09

Câmara SJE - Sessão Ordinária - 23 de janeiro de 2017 - 04

Câmara SJE - Sessão Ordinária - 23 de janeiro de 2017 - 05

Câmara SJE - Sessão Ordinária - 23 de janeiro de 2017 - 03

Vereadores Aldo e Antônio com morador da zona rural

Vereadores Aldo e Antônio com morador da zona rural

Neste final de semana os vereadores Antônio Andrade (PSB) e Aldo da Clipsi (PT), presidente e vice da Câmara de São José do Egito, respectivamente, estiveram fazendo visitas às comunidades das Batatas, Vila do Espírito Santo (Serra do Machado) e sítios vizinhos para verificar as demandas de cada área.

Os parlamentares conversaram com moradores e debateram sobre propostas que possam ser levadas à Câmara para uma discussão mais apurada e que possam produzir efeitos rápidos juntos às outras esferas, principalmente no Poder Executivo.

Divulgação

Divulgação

Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Poesia Livre 2017. Podem participar do concurso todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos. Cada candidato pode inscrever-se com até dois poemas de sua autoria, com texto em língua portuguesa. O tema é livre, assim como o gênero lírico escolhido. Serão 250 poemas classificados.

A classificação dos poemas resultará no livro, Prêmio Poesia Livre 2017. Antologia Poética.

Concurso Literário e uma importante iniciativa de produção e distribuição cultural, alcançando o grande público, escolas e faculdades.

Inscrições gratuitas até 05 de março de 2017 pelo site: www.poesialivre.com.br

A realização é da Vivara Editora Nacional com apoio cultural da Revista Universidade.

Rotary vai completar 50 anos em São José do Egito em 2018

Rotary vai completar 50 anos em São José do Egito em 2018

O Rotary Club de São José do Egito retoma suas atividades após um curto período de recesso. Na noite desta quarta (18) associados voltaram a se reunir para mais um período de atividades.

A instituição em São José do Egito promove diversas ações importantes, entre elas o projeto Gol Legal, que funciona como escolinha de futebol e conta com o apoio do Instituto Credipajeú / Sicoob Pernambuco, palestras e campanhas em comunidades carentes.

O presidente do clube em São José, Tarcísio Leite, conduziu os trabalhos dessa primeira reunião em 2017. Os encontros semanais do Rotary na Terra dos Poetas são sempre às quartas, 20h, na sede própria localizada na Av. 25 de Agosto, bairro Planalto, após o Posto Petrovia.

A entidade já está em contagem regressiva para o aniversário dos seus 50 anos no solo egipciense. Para tanto já definiu seus próximos dois presidentes: André Moraes (de julho de 2017 a junho de 2018) e Adalberto Teixeira (julho de 2018 a junho de 2019). Este último é o sócio mais antigo do clube e será o presidente no mês em que a instituição irá comemorar o seu cinquentenário (outubro de 2018).

Pró-reitor da UPE, Renato Medeiros de Morais, vistoria CID. Foto: Ascom PMSJE

Pró-reitor da UPE, Renato Medeiros de Morais, vistoria CID. Foto: Ascom PMSJE

Em nota encaminhada ao blog a Prefeitura de São José do Egito comunicou que na tarde da terça-feira (17) o prefeito Evandro Valadares (PSB) recebeu o pró-reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Renato Medeiros de Morais, no Centro de Inclusão Digital. O local deve servir para abrigar cursos de nível superior ofertados pela instituição.

De acordo com a prefeitura o pró-reitor avaliou se forma positiva, com ressalvas, a estrutura do prédio e disse que será necessário efetuar algumas melhorias.

O Poder Executivo espera que ainda em 2017 esse polo inicie suas atividades.

E o polo da UAB?

Perguntamos à prefeitura sobre o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) que também seria instalado no Centro de Inclusão Digital no segundo semestre deste ano. A parceria foi firmada na gestão de Romério Guimarães (PT) e dois cursos já estariam programados para atender o município: Computação e Matemática.

Através da Ascom o Executivo informou que tanto a UPE quanto a UAB devem funcionar no Centro de Inclusão.