Uchoa conseguiu 42 dos 49 votos da Alepe. Foto: Reprodução

Uchoa conseguiu 42 dos 49 votos da Alepe. Foto: Reprodução

O deputado Guilherme Uchoa (PDT) conduzirá a presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pelo sexto mandato consecutivo. Na eleição da Mesa Diretora da Casa Joaquim Nabuco ele conseguiu 42 votos. O deputado Edilson Silva (Psol), que também concorreu ao cargo de presidente, obteve dois votos. Quatro parlamentares votaram em branco e um votou nulo.

O 1º vice-presidente escolhido foi o Pastor Cleiton Collins (PP). A 2ª vice-presidência, em votação de 2º turno, ficou com o ex-presidente da Alepe Romário Dias (PSD).

Na primeira secretaria o deputado Diogo Moraes (PSB) foi reeleito ao cargo; ele obteve 46 votos. O deputado Vinícius Labanca (PSB) vai continuar na segunda secretaria. Júlio Cavalcanti (PTB) e Eriberto Medeiros (PTC) ocuparão, respectivamente, terceira e quarta secretarias.

A sessão para eleição da Mesa Diretora da Alepe aconteceu no Plenário da Casa na tarde desta segunda (12). O voto foi secreto.

Romério Guimarães recebe no Teatro Santa Isabel o certificado "Selo Unicef 2013-2016". Foto: Divulgação

Romério Guimarães recebe no Teatro Santa Isabel o certificado “Selo Unicef 2013-2016”. Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (12) o prefeito de São José do Egito Romério Guimarães (PT) esteve em Recife participando da entrega do certificado do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O evento aconteceu no Teatro Santa Isabel onde mais 34 gestores pernambucanos receberam para seus municípios o desejado Selo Unicef (2013-2016).

Segundo o Unicef, 35 municípios fortaleceram as políticas públicas orientadas à infância e à adolescência e deram especial atenção a ações integradas entre as áreas de saúde, educação, proteção e assistência social das gestões municipais e estaduais para se alcançar resultados.

Selo Unicef: Estiveram envolvidas as secretarias de Educação, Ação Social e Saúde nas atividades rumo à certificação. Foto: Divulgação

Na solenidade de entrega do Selo Unicef, em Recife: Professora Margarida Silva (diretora de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência), prefeito Romério Guimarães, secretária de Ação Social Sandra Lima e o estudante da rede municipal Wyllyam, representando os adolescentes egipcienses. Foto: Divulgação

Dos 17 municípios do Pajeú apenas 7 conquistaram o Selo Unicef: Brejinho, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada e Tuparetama.

 

Confira os municípios de Pernambuco contemplados (em negrito, municípios do Pajeú):

 

Águas Belas
Arcoverde
Bezerros
Bonito
Brejinho
Cabrobó
Caruaru
Casinhas
Cedro
Flores
Ibimirim
Itacuruba
Itambé
João Alfredo
Lagoa Grande
Limoeiro
Orobó
Panelas
Petrolândia
Petrolina
Poção
Salgueiro
Santa Cruz da Baixa Verde
Santa Maria da Boa Vista
Santa Terezinha
São Bento do Una
São Caitano
São José do Egito
Serra Talhada
Sertânia
Surubim
Tacaimbó
Tacaratu
Tuparetama
Venturosa

Câmara de Vereadores SJE realiza última sessão ordinária de 2016 nesta segunda (12). Arte: Reprodução

Câmara de Vereadores SJE realiza última sessão ordinária de 2016 nesta segunda (12). Arte: Reprodução

Nesta segunda-feira (12) a Câmara de Vereadores de São José do Egito realiza sua última sessão ordinária desta legislatura. A partir do próximo dia 15 o Legislativo municipal entra em recesso só retornando em 20 de janeiro de 2017.

De acordo com informações repassadas pela secretaria da Casa, esta última sessão apresentará apenas uma matéria na Ordem do Dia (requerimento de antecipação da feira-livre do dia 24 para o dia 23). Projetos muito aguardados e que geraram muita polêmica nos últimos dias – Estatuto do Magistério e previdência dos agentes comunitários de saúde – ficaram de fora e possivelmente não serão votados mais neste ano. A Câmara deve fechar o ano sem limpar a pauta.

A última sessão, como já havia sido acordado entre os parlamentares, será para as mensagens de conclusão de mandato e despedida dos vereadores. Dos 13 atuais, quatro não retornarão para o próximo período de 2017-2020.

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São José do Egito está agendada às 20h e será transmitida (áudio) pelo portal institucional (www.camarasjegito.pe.gov.br).

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Dados do primeiro relatório da pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher divulgado em Fortaleza (CE) apontam que mais de 25% das mulheres nordestinas já sofreram pelo menos um episódio de violência doméstica ao longo da vida. As três cidades que lideram o estudo são Salvador, Natal e a capital cearense.

O levantamento foi considerado o maior estudo sobre o tema em toda a América Latina. Cerca de 10 mil mulheres foram ouvidas nos nove estados do Nordeste.

Mais da metade dos casos de violência contra a mulher é presenciada pelos filhos, segundo os pesquisadores.