Manifestação foi realizada neste domingo. Foto: Nando Chiappetta/DP

Manifestação foi realizada neste domingo. Foto: Nando Chiappetta/DP

Em mobilização simultânea em 50 cidades do Brasil, a manifestação Crueldade Nunca Mais foi realizada neste domingo no Bairro do Recife contra a aprovação da PEC que prevê a regulamentação da vaquejada como atividades esportivas e culturais. A concentração ocorreu na avenida Rio Branco, às 14h, e o protesto seguiu para o Marco Zero. Nas próximas semanas, a Comissão de Justiça do Senado discutirá a pauta. A PEC apresentada se opõe à decisão do Supremo Tribunal Federal que determina a inconstitucionalidade da vaquejada.

O evento é organizado pela Federação das Associações Organizadas da Sociedade Protetora de Animais de Pernambuco (Faos). “A gente considera isso como um golpe à Constituição. A gente tem medo que, com a alteração, atividades consideradas crimes voltem a acontecer. Se essa PEC passar, vai acontecer um retrocesso”, comenta Goretti Queiroz, de 54 anos, do Movimento de Defesa de Animais de Pernambuco. Com cerca de 60 pessoas, a mobilização critica os maus tratos de animais em eventos do país. Os participantes sugerem a substituição dos bichos em ocasiões do gênero, tomando o circo como modelo.

Os manifestantes exibiram cartazes com dizeres como “Crueldade não representa o Nordeste” e promoveram gritos de ordem como “Vaquejada não é esporte, não é cultura, vaquejada é tortura”. “A gente não aceita isso porque maltrata os animais. Cultura é algo que seja bom. Existiam algumas culturas primitivas que foram extintas. A gente espera que ocorra o mesmo”, esclarece Luciene Nascimento, da Faos, que frisa não ser contra ao evento em si, e sim, aos maus tratos dos animais. “O evento pode continuar como show ou outro tipo de entretenimento. Já existem outros países substituindo o rodeio, fazendo experimento com boi mecânico”, exemplifica Luciene.
Do Diário de Pernambuco

Lar do Idoso, em São José do Egito - PE. Foto: Reprodução/Google Street View

Lar do Idoso, em São José do Egito – PE. Foto: Reprodução/Google Street View

Os integrantes do EJC (Encontro de Jovens com Cristo) São Judas Tadeu fizeram na manhã deste domingo (27) ação no Lar do Idoso. O grupo conversou com os residentes e procurou saber qual seria o presente que cada um gostaria de receber.

Com os pedidos anotados foram feitas imagens de idosos segurando uma “plaquinha” especificando o presente que gostariam de ganhar no próximo Natal.

A ideia é conseguir o que foi solicitado através da sensibilização dos cidadãos egipcienses e de empresários.

São artigos muito simples de se conseguir, entretanto, devem fazer um efeito considerável na estima de cada um que receber.

As fotos estão disponíveis na secretaria da Igreja Matriz de São Judas Tadeu e circulando entre os membros do EJC pelo Facebook.

Quem quiser fazer doação é só deixar o presente na secretaria da igreja.

 

Segue a lista dos residentes e seus respectivos pedidos:

 

Zuza: chinelo (39-40)

Branca: colar

Boa Ventura: rádio de mão

Valdemir: bermuda (42)

Zuleide: relógio

Dedé: calça (46)

Izídia: short e blusa (42)

Ivaldo: camisa (G)

Rita: sapatilha (36)

Maria: vestido (G)

Maria do Carmo: óculos de sol

Francisco: rádio

Branco: chinelo (40)

Zé Ferreira: boné

Miguel: camisa (G)

Ecília: vestido (M)

Joaquim: boné

Beta: pipoca e colônia

Adelson: relógio

Zequinha: relógio

Antônio: Torta doce e camisa (G)

Amadeu: dicionário

Lulu: colônia

Colega: talco

Heleno: Boné

Margarida: boneca

Levino: camisa do Corinthians

Mais de 34 mil candidatos realizam a prova do Vestibular 2017.1 do IFPE. Foto: Leo Motta/Folha de Pernambuco

Mais de 34 mil candidatos realizam a prova do Vestibular 2017.1 do IFPE. Foto: Leo Motta/Folha de Pernambuco

A provas do Vestibular 2017 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), realizada neste domingo (27), mobilizou um total de 34.433 estudantes. O índice de abstenção registrado nesta edição do processo seletivo foi de 12,22%, o menor dos últimos sete anos. Os candidatos disputam um total 4.746 vagas em cursos técnicos e superiores distribuídos em 16 campi e sete polos de Educação a Distância.

O gabarito preliminar será divulgado a partir das 15h no site da Comissão de Vestibulares e Concursos. Eventuais contestações às respostas deverão ser feitas presencialmente apenas nesta segunda (28), das 8h às 17h, no campus onde o candidato concorre à vaga. O gabarito definitivo será divulgado no dia 05 de dezembro.

Os candidatos às vagas dos cursos técnicos foram submetidos a uma prova objetiva, com 30 questões. Já quem concorre aos cursos superiores precisou fazer uma prova de múltipla escolha com 50 questões, além de uma redação que teve como tema “Cultura do estupro: existem caminhos possíveis para a superação dessa realidade?” A divulgação do resultado está prevista para o dia 19 de dezembro.

Neste ano, foram ofertadas 1.299 vagas para cursos técnicos na modalidade integrado e 2.060 na modalidade subsequente. Também foram disponibilizadas 1.243 vagas para cursos superiores. Entre os cursos técnicos, a maior concorrência foi para Segurança do Trabalho, oferecido no Campus Recife, com 21,48 candidatos por vaga. Entre os superiores, o mais procurado foi o de Engenharia Mecânica, ofertado pela primeira vez, com a razão de 36,57 candidatos por vaga.

Quem não se inscreveu no Vestibular, mas prestou o Enem, ainda poderá concorrer a outras 384 vagas de cursos superiores, todas elas referentes à segunda entrada de 2016, que serão preenchidas através do SiSU. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2125.1724 ou pelo e-mail: cvest2015@reitoria.ifpe.edu.br.

Mudança
Os 322 candidatos às vagas dos cursos na modalidade Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos) tiveram as provas adiadas para o dia 18 de dezembro. A medida foi tomada em virtude da ocupação do prédio da Escola Barbosa Lima, localizada no bairro do Derby, no Recife. O adiamento foi comunicado no sábado (26), em nota divulgado nos meios de comunicação institucionais e na imprensa. A Cvest também mobilizou uma equipe para atender os candidatos que chegaram à escola e informa-los sobre o adiamento.

Os candidatos, que concorrem a 144 vagas na modalidade, deverão imprimir os novamente o cartão de inscrição que estará disponível a partir do dia 12 de dezembro no site cvest.ifpe.edu.br. A prova será aplicada no Campus Recife, localizado na Cidade Universitária.

Acolhimento
Pelo segundo ano consecutivo, a Cvest preparou uma sessão de acolhimento para os pais que aguardavam os filhos que faziam a prova de seleção para os cursos técnicos da modalidade Integrado na escola Clóvis Beviláqua, no Recife. Na praça do Hipódromo, a equipe do IFPE tirou dúvidas sobre o funcionamento da instituição e também promoveu atividades de lazer, como ginástica laboral, alongamento e uma dinâmica de grupo.

 

Da FolhaPE

Foto: Reprodução/G1

Foto: Reprodução/G1

O presidente Michel Temer convocou coletiva de imprensa, na manhã deste domingo (27), no Palácio do Planalto, para mostrar contrariedade do governo em relação ao projeto de anistia ao caixa 2 (uso de recursos não declarados à Justiça Eleitoral). Ao lado dos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Rodrigo Maia, Temer afirmou que qualquer tentativa neste sentido será vetada.

Na última quinta-feira (24), a votação do projeto com medidas anticorrupção acabou adiada para terça-feira (29) após ter sido revelada uma articulação que previa a apresentação de uma emenda para anistiar quem tivesse feito uso de caixa 2 em eleições passadas. Nos bastidores da Câmara, chegou a circular um texto de uma emenda que previa livrar, em todas as esferas (cível, criminal e eleitoral) quem tivesse praticado caixa dois.
O presidente Temer disse que é preciso ouvir a voz das ruas sobre o assunto.  “É preciso ouvir a voz das ruas em relação à anistia. Estamos aqui para revelar que no tocante à anistia, há uma unanimidade daqueles dos poderes Legislativo e Executivo. Não há a menor condição de se patrocinar, de se levar adiante essa proposta”, afirmou Temer.