matriculas

105.022 vagas ofertadas para estudantes novatos. Foto: Ilustração

A Secretaria de Educação em Pernambuco, inicia seu processo de matrículas da Rede Estadual de Ensino para o ano de 2017 no dia 16 de novembro. São 105.022 vagas ofertadas para estudantes novatos em toda a Rede, no ensino fundamental e no médio. As matrículas serão realizadas de 16 de novembro até 30 de dezembro de 2016.

As vagas estão assim distribuídas: 19.031 na capital; 21.592 na Região Metropolitana, e 64.399 no interior, totalizando 105.022 vagas disponíveis na internet. Destas, 39.143 são para o ensino fundamental, incluindo anos iniciais e finais; e 65.879 para o ensino médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA). Do total de vagas oferecidas para novatos, 22.974 estão nas escolas em tempo integral da Rede. Na Região Metropolitana, são 9.457 e outras 13.517 no interior do Estado.

Antes do sistema ser aberto, já haviam sido reservadas outras 91.043 para estudantes vindos das redes municipais, que não precisarão participar deste processo na internet, pois já estão automaticamente matriculados na rede estadual.

Quando abrimos o sistema, já temos automaticamente renovadas as matrículas dos nossos estudantes nas escolas da rede estadual e também já fazemos o trabalho de acomodar todos os estudantes que estão deixando as redes municipais para ingressarem nas escolas do Estado. O mais importante neste processo é garantirmos vagas para todos os estudantes que desejem se matricular na nossa rede e não deixar nenhum jovem com idade escolar fora da escola”, destaca o secretário estadual de Educação, Fred Amancio.

Pelo segundo ano consecutivo, a matrícula será feita exclusivamente pela internet, no endereço www.matricularapida.pe.gov.br, a partir das 7h. Ano a ano, a Secretaria Estadual de Educação identificou que vinha diminuindo o número de matrículas realizadas por telefone, o que levou a pasta a optar por concentrar as matrículas somente na internet. O serviço de atendimento telefônico continuará disponível apenas para dúvidas e informações: 0800 286 0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, durante os meses de novembro e dezembro.

Ao iniciar o cadastro, as informações deverão ser preenchidas até o final, pelo pai ou responsável, ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos. São solicitadas informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, além de nome do responsável com endereço e telefone para contato. Ao final, será gerado um protocolo que é a confirmação da matrícula realizada e que deve ser anotado e/ou impresso. Posteriormente, com este número de protocolo, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários.

Para auxiliar o acesso ao sistema, um conjunto de escolas que têm laboratórios de informática com internet estará acessível para a comunidade escolar que não tem acesso à internet poder realizar a matrícula. O início do ano letivo está previsto para 2 de fevereiro de 2017. A Rede Estadual possui 1.049 escolas distribuídas por todos os municípios de Pernambuco. Tem cerca de 630 mil estudantes matriculados.

 

VAGAS POR GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO

 

GRE Agreste Centro Norte (sede em Caruaru)

8.538 vagas

 

GRE Agreste Meridional (sede em Garanhuns)

2.183 vagas

 

GRE Mata Centro (sede em Vitória de Santo Antão)

3.782 vagas

 

GRE Mata Norte (sede em Nazaré da Mata)

9.361 vagas

 

GRE Mata Sul (sede em Palmares)

5.892 vagas

 

GRE Metropolitano Norte (sede no Recife)

13.459 vagas

 

GRE Metropolitana Sul (sede no Recife)

8.133 vagas

 

GRE Recife Norte (sede no Recife)

8.486 vagas

 

GRE Recife Sul (sede no Recife)

10.545 vagas

 

GRE Sertão Central (sede em Salgueiro)

4.135 vagas

 

GRE Sertão do Alto Pajeú (sede em Afogados da Ingazeira)

6.227 vagas

 

GRE Sertão do Araripe (sede em Araripina)

5.107 vagas

 

GRE Sertão Médio São Francisco (sede em Floresta)

8.348 vagas

 

GRE Sertão do Moxotó (sede em Arcoverde)

3.372 vagas

 

GRE Sertão do Sub Médio São Francisco (sede em Floresta)

4.466 vagas

 

GRE Vale do Capibaribe (sede em Limoeiro)

2.988 vagas

 

TOTAL de vagas: 105.022

 

*O Estado de Pernambuco está divido em 16 Gerências Regionais de Educação, sendo quatro que cuidam das escolas da capital e Região Metropolitana, e 12 responsáveis pelas escolas da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

O Projeto de Lei Ordinária nº 06/2016 entrou em apreciação na Câmara dia 10 de outubro. Foto: Reprodução

O Projeto de Lei Ordinária nº 06/2016 entrou em apreciação na Câmara dia 10 de outubro. Foto: Reprodução

Após a sessão desta segunda-feira (14) na Câmara de Vereadores em São José do Egito, que aprovou o Orçamento para 2017, professores da rede municipal fizeram protesto. Com faixa e aos gritos de “onde está o estatuto” eles reivindicavam que o Projeto de Lei Ordinária nº 006/2016, do Poder Executivo, fosse colocado em votação.

Nas últimas reuniões eles têm comparecido na expectativa de que o projeto que institui o “Estatuto dos Profissionais da Educação (Estatuto do Magistério)”, enviado pela prefeitura, fosse aprovado sem alteração.

A matéria está na Câmara, já entrou em discussão e agora está em estágio final para ser votado.

O projeto divide opiniões, mas os professores dizem que, nas suas contas, já têm a quantidade suficiente de votos para a matéria ser aprovada; basta que ela seja colocada na pauta de votação,

A decisão de colocar a matéria em votação cabe agora ao presidente da Casa, José Vicente – Doido (PSC).

Veja o vídeo com trechos do protesto e depoimento de representante do Sintesje (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de São José do Egito).

2017:  Maioria dos feriados será em dias úteis.

2017: Maioria dos feriados será em dias úteis.

Brasileiro poderá ficar sem trabalhar durante 15 dias no ano que vem, devido às emendas de feriados

Quem pretende viajar e descansar já pode checar o calendário.

Serão nove feriados e datas comemorativas prolongados, entre eles: Carnaval, Corpus Christi, Independência e Finados.

Dos onze feriados e pontos facultativos que fazem parte do calendário nacional de 2017, dez deles vão cair em dias úteis e apenas um no domingo.

Em comparação com 2016, o ano que vem terá o dobro de feriados perto do fim de semana.

Além dos nacionais, em São José do Egito, por exemplo, há também esses feriados municipais: 06 de janeiro (Reis), 09 de março (Emancipação Política), 19 de março (Dia do Padroeiro São José) e 24 de junho (São João)

Clique aqui e confira site com a relação de todos os feriados nacionais em 2017 e outras datas comemorativas!!

Presidente disse que o objetivo é chegar a uma proposta que auxilie não apenas o Rio de Janeiro, mas também os demais estados. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Presidente disse que o objetivo é chegar a uma proposta que auxilie não apenas o Rio de Janeiro, mas também os demais estados. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Michel Temer disse que está estudando uma nova ajuda financeira aos estados com o dinheiro arrecadado com a repatriação. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o presidente disse que a ideia ainda não está concluída e que vai depender de análises da área econômica do governo, mas a intenção seria fazer uma “reequação” para socorrer as unidades da federação.

De acordo com Temer, o objetivo é chegar a uma proposta que auxilie não apenas o Rio de Janeiro, em grave crise econômica, mas também os demais estados. “Com a repatriação nós temos uma verba que vai indo para os estados, outra que vai indo para os municípios. Os prefeitos estão recebendo praticamente mais um FPM [Fundo de Participação dos Municípios], que vai dar basicamente para aquelas despesas finais, como 13º salário. O que está sobrando, está sobrando uma verba, [que] terá dois destinos. Cerca de R$ 20 bilhões. Ou vai para restos a pagar ou vai para uma reequação que nós estamos pensando em fazer com os estados. Como eles estão em uma dificuldade extraordinária, nós podemos, quem sabe, pegar essa verba”, disse, repetindo que ainda é necessário verificar com a equipe econômica sobre a viabilidade dessa proposta se concretizar.

Segundo Temer, a possibilidade de intervenção do Rio foi mencionada durante conversa com o governador Luiz Fernando Pezão, mas não chegou a ser aprofundada pelas consequências negativas que traria. “Desde logo, eu ponderei que se nós tivéssemos a intervenção, primeiro, paralisaria o Congresso. As emendas constitucionais não poderiam tramitar, como determina a Constituição. Para nós, para o governo e para o país, seria um desastre absoluto”, disse.

Durante a entrevista, que durou cerca de uma hora e meia, o presidente disse que está “satisfeitíssimo” com os primeiros seis meses de governo, ressaltando o apoio dos senadores e deputados na aprovação de diversas medidas. Segundo ele, se o teto para os gastos públicos, a mudança nas regras de aposentadoria e as demais reformas forem aprovadas o governo terá feito “uma boa parte do seu trabalho”.

 

 

 

Gianecchini poderá ser o Cristo de Nova Jerusalém. Foto: Reprodução Instragram

Gianecchini poderá ser o Cristo de Nova Jerusalém. Foto: Reprodução Instragram

O papel de Jesus no espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém – Fazenda Nova, temporada 2017, pode ser o ator Reynaldo Gianecchini. A grande novidade, porém, ainda não foi confirmada pela Sociedade Teatral de Fazenda Nova (STFN).

Segundo informações da Rádio Liberdade de Caruaru, a confirmação deve ocorrer nos próximos dias. Gianecchini interpreta atualmente Pedro na novela “A Lei do Amor”, da TV Globo.

Em 2017 a temporada da Paixão de Cristo ocorrerá no período de 8 a 15 de abril e marcará os 50 anos de encenação. De acordo com o diretor-presidente da STFN, Robinson Pacheco, haverá muitas novidades no maior teatro ao ar livre do mundo.

O planejamento do espetáculo foi iniciado no primeiro semestre deste ano. A partir do dia 6 de dezembro serão realizadas as gravações dos vídeos publicitários e parte do elenco estará em Nova Jerusalém.