Debate na Cultura: Jornalista Geraldo Palmeira Filho entrevistou Vaninho de Danda e Dr. Júnior. Política de Santa Terezinha em pauta. Foto: Marcello Patriota

Debate na Cultura: Jornalista Geraldo Palmeira Filho entrevistou Vaninho de Danda e Dr. Júnior. Política de Santa Terezinha em pauta. Foto: Marcello Patriota

Eleitos por Santa Terezinha, Vaninho de Danda Martins e Dr. Júnior, prefeito e vereador, respectivamente, foram os entrevistados deste sábado do jornalista Geraldo Palmeira Filho no Debate na Cultura (AM 1320 KHz). Durante mais de uma hora eles conversaram sobre política e a próxima administração deste município do Alto Sertão do Pajeú.

Falando sobre o período da campanha Vaninho disse que em todos os momentos teve convicção que seria o escolhido pelo povo e que a diferença em relação ao seu adversário – Téogenes – seria realmente elástica.

Indagado sobre sua vida política no pós-eleições, já que é presidente da Câmara de Vereadores, comentou que está conciliando sem prejuízo ao Legislativo. Já esteve em Brasília e Recife tentando recursos para sua gestão (2017-2020) mas continua com todas as suas atividades mantidas.

Água e saúde serão as prioridades. De acordo com o prefeito eleito, o maior problema que o seu município enfrenta é quanto ao abastecimento d’água: “A nossa luta vai ser pra fazer com que a Adutora do Pajeú chegue à Santa Terezinha”. Em relação à saúde o futuro prefeito admitiu que esta “será uma área onde se alocarão mais investimentos”.

Vaninho de Danda se mostrou confiante em administrar o município mesmo sabendo que a crise econômica vem atingindo cada vez mais os recursos públicos.

Dr. Júnior falou sobre como vai pautar a sua atuação na Câmara. Neste primeiro mandato, como situação, estará atento aos apelos do povo e naquela Casa pretende ser elo de ligação entre a comunidade e a prefeitura.

Perguntado se pretende disputar a eleição para presidente do Legislativo foi cauteloso e disse que seu nome está à disposição, entretanto a decisão será tomada em conjunto, ouvindo todas as partes e chegando a um nome de consenso. “Caso não seja o meu nome que vá disputar a presidência da Câmara estaremos juntos com outro colega do grupo”.

Vaninho obteve 4.228 votos (68,07%) contra 1.983 (31,93%) do ex-prefeito Teógenes. Seu grupo conquistou 7 das 9 vagas na Câmara.

Vídeo: Vaninho e Dr. Júnior agradecem aos seus eleitores:

Gol pode deixar de operar em Campina Grande em 2017. Foto: Reprodução

Gol pode deixar de operar em Campina Grande (PB) em 2017. Foto: Reprodução

A partir de abril de 2017 a Gol Linhas Aéreas pode deixar de operar voos no Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande (PB). A população poderá ficar sem voos pois a companhia é a única presente no município. São dois voos, um no período da tarde e outro de madrugada.

A data foi anunciada pelo representante da Gol, Marcos Tognato, durante uma reunião com o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB).

O encontro teve como objetivo tentar resolver um imbróglio com o empresário Marcos Guedes, que detém a concessão do posto de combustível no sítio do aeroporto sem utilizar qualquer bandeira. Sem bandeira os aviões da Gol não são abastecidos, tornando a operação mais cara.

Informações dão conta que a Gol é obrigada a abastecer suas aeronaves em João Pessoa e Petrolina (PE) para manter voos em Campina.

Ao inserir João Pessoa e Petrolina na rota os custos da operação aumentam e, consequentemente, o preço das passagens. A empresa não pretende mais arcar com esse prejuízo.

56 municípios de Pernambuco em situação de emergência; todos do Pajeú estão na lista. Foto: Reprodução

56 municípios de Pernambuco em situação de emergência; todos do Pajeú estão na lista. Foto: Reprodução

Pernambuco teve o reconhecimento de 56 municípios em situação de emergência pelo Ministério da Integração Nacional. Ao todo, 272 cidades da Paraíba, Piauí, Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Mato Grosso, além de Pernambuco, estão em situação crítica. Por causa deste longo período de estiagem a única saída é recorrer ao fornecimento de água a partir da Operação Carro-Pipa Federal, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Este reconhecimento permite ainda que os municípios tenham direito a benefícios, como aquisição de cestas básicas no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo lista divulgada no Diário Oficial da União, os municípios pernambucanos em situação de emergência são (em negrito, municípios do Pajeú):

Afogados da Ingazeira, Afrânio, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Betânia, Bodocó, Brejinho, Cabrobó, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cedro, Custódia, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Granito, Ibimirim, Iguaracy, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itapetim, Jatobá, Lagora Grande, Manari, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolândia, Petrolina, Quixaba, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, Tabira, Tacaratu, Terra Nova, Trindade, Triunfo, Tuparetama e Verdejante.

paixao-de-cristo

Ator que interpretará Jesus Cristo será divulgado em breve. Arte: Divulgação

Já se iniciam os preparativos para a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém 2017. A temporada ocorrerá no período de 8 a 15 de abril. A Sociedade Teatral de Fazenda Nova (STFN) é quem realiza.

Uma das grandes expectativas gira em torno de qual ator fará o papel de Cristo. Em breve o diretor-presidente da entidade, Robinson Pacheco, revelará à imprensa o nome do escalado. Ele promete muitas novidades para comemorar os 50 anos de encenação.

No próximo mês de dezembro, parte do elenco estará em Nova Jerusalém para gravações dos vídeos publicitários.

upeSerão realizadas neste domingo (13) e segunda-feira (14) as provas da terceira fase do Sistema Seriado de Seleção (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE), em 21 locais de provas distribuídos no Recife, Nazaré da Mata, Caruaru, Arcoverde, Garanhuns, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Palmares. Em todo o Estado, 11.491 estudantes irão disputar as 1.730 vagas disponibilizadas pelo vestibular desta universidade. As provas serão aplicadas das 8h15 às 12h45, sendo que os portões serão fechados às 8h. A lista dos classificados está prevista para ser divulgada até o dia 16 de janeiro de 2017. Assim como as listas dos remanejáveis poderá ser divulgado até o dia 18 do mesmo mês.

O cartão informativo do candidato pode ser emitido até o dia do exame, no site Processo de Ingresso. A Comissão da UPE informou que não se responsabilizará pelo candidato que faltar à prova, por desconhecer o local de sua realização.

Para que o estudante tenha acesso acesso à sala de aplicação de provas, será necessária a apresentação do Cartão Informativo e do Documento de Identidade Original ou de algum outro documento que possua foto e assinatura recentes, como por exemplo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Passaporte emitido pelo órgão competente do país de origem do candidato. A instituição ressaltou que sob nenhuma hipótese será admitida a Carteira Nacional de Estudante. É necessário também que o candidato leve para a prova caneta esferográfica azul ou preta.

A UPE tem 11 campus e oferece 54 cursos de graduação. A terceira fase do SSA/2017 corresponde ao triênio 2014/2016 e destina-se aos alunos do terceiro ou quarto ano do Ensino Médio que realizaram pelo menos uma das duas etapas anteriores à seleção pública para completar vagas dos cursos de graduação da instituição do ano letivo de 2017. Neste ano, houve uma queda em comparação a quantidade de inscritos em relação ao ano passado, de 48.502 passou para 45.303.