alcymar-monteiro

Alcymar Monteiro recebe honraria em Brasília / Foto: Reprodução

Alcymar Monteiro, cantor e compositor, recebe em cerimônia nesta segunda (7), às 18h no Palácio do Planalto, em Brasília, das mãos do presidente Michel Temer e do Ministro da Cultura Marcelo Calero a Ordem do Mérito Cultural na classe de Comendador. O tema será “O Centenário do Samba” e a grande homenageada será Dona Ivone Lara, com 95 anos, grande parte de sua vida dedicada à cultura.

Alcymar disse que é uma emoção “ímpar” ter o reconhecimento de mais de 30 anos de carreira dedicados à valorização da cultura nordestina e brasileira. “Ao receber essa honraria trago comigo Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Patativa do Assaré, Dominguinhos, Sivuca, e tantos outros que viveram e morreram lutando pela nossa cultura. Espero continuar merecedor de honraria tão distinta, e com as forças renovadas para lutar principalmente pelo verdadeiro forró”, relatou o artista.

Entre os que marcarão presença na solenidade estão os ministros das Relações Exteriores, José Serra, da Educação, Mendonça Filho e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab.

injecao

Estudo aponta que medicamento injetável teve eficácia alta, sinalizando avanço no desenvolvimento do contraceptivo masculino

Testes do que pode vir a ser um anticoncepcional masculino feitos com dezenas de casais registram eficácia de 96 por cento. Índice comparável à da pílula para mulheres.

 

O estudo, coordenado pela Organização Mundial da Saúde, envolve centros de pesquisas de oito países. E os resultados foram publicados em uma das revistas científicas mais tradicionais do mundo.

 

Uma injeção que combina hormônios freia a produção de espermatozoides. E quando o casal decidir que é hora de engravidar, é, sim, possível, reverter o efeito do medicamento.

 

Porém, os efeitos colaterais, por mais que já fossem esperados, preocupam os cientistas, que inclusive encerraram essa fase de testes antes do previsto.

Alguns pacientes apresentaram, por exemplo, alteração emocional, queda ou um maior desejo sexual e aumento de espinhas.

 

Ainda assim, de cada 10 participantes, oito disseram que usariam o anticoncepcional.

conversa-de-segunda-felipe-juniorVAMOS PENSAR EM CULTURA?

A cultura é de todos e deve, necessariamente, e por direito, abranger os cidadãos sem distinção de gênero, raça ou preferência. Um dos seus requisitos é a qualidade, visto que o seu objetivo é educar e formar uma sociedade dinâmica e sustentável com suas tradições, crenças e moral.

Ela não permite exclusão. Ela se dá pela grandeza do diálogo. Onde será que existe cultura formativa em cantores, grupos e bandas que gritam pro povo, tipo “tem rapariga aí?”; ou “é tapa na xereca, papai”; ou “acunha, Riquelme!”; ou “chupa, Mon Amour!”; ou “mete gaia! mete gaia! mete gaia!”; ou “ei, novinha, vamos sair pro motel?”?

O grande problema das prefeituras é que pagam valores absurdos para esse tipo de manifestação (recuso-me a chamar de cultura) e, para a cultura popular e artistas locais, quando pagam, são valores extremamente insignificantes. Deve-se pensar políticas públicas de qualidade cultural, onde se encontre um denominador comum que seja diretamente proporcional ao valor artístico. Segundo as propostas do Por + Cultura, deve-se exigir um percentual de 70% nas contratações para os artistas da terra, além de incentivar a produção musical dos aspirantes à arte da música.

De que adianta pagar muito para alguns para produzir pouco ou quase nada ou nada? É o que se chama na teoria administrativa de processo eficaz e ineficiente.

Não tenho nada contra o forró estilizado, aliás gosto muito, mas convenhamos que nem tudo podemos nomenclaturar de forró estilizado. Cultura é para todos os tipos de gosto, mas quando os cofres públicos pagam esse tipo de manifestação que citei acima, correm o sério risco de deseducar sua gente.

É o meu ponto de vista. E aí, vamos pensar sobre cultura?

 

 

– As opiniões emitidas pelos colunistas e leitores são de inteira responsabilidade dos mesmos e não refletem, necessariamente, a opinião do Saojosedoegito.Net.

dia-do-radialista

O Dia do Radialista é comemorado oficialmente no Brasil em 7 de novembro.

Existe uma grande confusão sobre qual seria a data correta do Dia do Radialista: 7 de novembro ou 21 de setembro.

Na realidade ambos os dias são celebrados, no entanto, o dia 7 de novembro é tido como o dia oficial, através da lei nº 11.327, de 27 de julho de 2006.

banco-do-brasil-sertania-foto-street-view-_-google

Foto: Street View / Google / Reprodução

O Banco do Brasil de Sertânia, no Moxotó do Sertão de Pernambuco, foi alvo de criminosos na madrugada desta segunda-feira (07). Desta vez, no entanto, eles não estavam lá para explodir os caixas eletrônicos. Após tentar detonar o cofre com dinamite, eles renderam os vigilantes e pessoas que estavam próximos ao local para servirem de escudo humano com o intuito de garantir a fuga.

Os criminosos tentaram acesso ao cofre do BB mas, apesar de utilizarem explosivos, não conseguiram o dinheiro. A ação teria sido realizada por aproximadamente 10 homens.

Na fuga o grupo ainda teria colocado dinamites na frente da cadeia do município, mas não conseguiu explodir o local.

Equipes da Polícia Militar estão no local. Desta vez não foram espalhados grampos nas ruas, nem houve dificuldade para o acesso à cidade.

Veja  fotos que circulam em grupos do Whatsapp:

cofre-bb-sertania   bb-sertania-explosao-1