cantadoresNo próximo sábado (5) Campina Grande (PB) sedia no Teatro Municipal Severino Cabral a 10ª edição do Desafio Estado x Estado. O evento é organizado pelo poeta declamador Iponax Vila Nova e promovido pelo Clube do Repente. Seis estados serão representados por dez cantadores concorrentes. O evento irá escolher o melhor repentista do país. O festival terá início às 20h e acontece em formato de performance individual.

Este ano o Desafio tem como novidade o sorteio das duplas, que acontecerá no momento da apresentação. Irão se apresentar os repentistas Sebastião Dias (PE) e Raullino Silva (RN); Rogério Meneses, João Lourenço e Raimundo Caetano (PB); Ivanildo Vila Nova e Luciano Leonel (PE); Acrísio de França (CE); Hipólito Moura (PI); Gilberto Alves (AL). A comissão julgadora é formada também por repentistas: Tião Lima, Miro Pereira, Edezel Pereira, Espingarda do Cordel, Jorge Macedo e Erasmo Ferreira.

Na primeira etapa a comissão tem de emitir avaliação e escolher, por ordem, os quatro primeiros colocados. Na sequência acontece a segunda etapa, a semifinal. Por fim dois se enfrentam na finalíssima. De acordo com Iponax Vila Nova, organizador do evento, os temas são os mais variados possíveis.

 

enem02As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão mantidas para sábado e domingo próximos (dias 5 e 6 de novembro) em todo o país. Nesta quinta (03), a Justiça Federal negou o pedido do Ministério Público do Ceará de suspensão das provas. A decisão, de caráter liminar, é da juíza Elise Avesque Frota.

O Ministério da Educação solicitou à Advocacia Geral da União que apresente para a Justiça Federal os fatos que demonstram o grave equívoco na argumentação apresentada pelo procurador Oscar Costa Filho, que pedia a suspensão do Enem.

Nesta sexta-feira (04) o ministro da Educação Mendonça Filho fará pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão às 20h.

cid-roubado-09

Escada usada por meliantes já dentro do CID

O Centro de Inclusão Digital de São José do Egito foi arrombado e roubado. A ação ocorreu durante o feriado de finados e deixou um saldo negativo com o sumiço de diversos equipamentos.

Astutos, os ladrões provavelmente entraram pela antiga usina de algodão, subiram o muro que divide os dois prédios e colocaram escada já dentro de uma pequena área que dá acesso a depósitos do CID. Arrombaram uma porta e conseguiram acesso ao local.

Lá dentro, entraram na Biblioteca Eleite Veras e levaram 2 CPUs de computador, 4 monitores e 3 extintores. Achando pouco, invadiram o auditório e roubaram 4 caixas de som.

O secretário de Cultura, Turismo e Esportes Delmiro Barros prestou queixa e registrou na delegacia local boletim de ocorrência. O CID está anexado à sua pasta.

A polícia está em campo para recuperar o que foi levado e efetuar as prisões dos meliantes, pois, dificilmente, a ação foi desenvolvida por apenas um.

cid-roubado-08    cid-roubado-04    cid-roubado-05

alepe-novembro-azul-foto-henrique-genecy

Museu Palácio Joaquim Nabuco ficará iluminado para alertar sobre prevenção do câncer de próstata e registrar Dia Mundial do Diabetes. Foto: Henrique Genecy/Alepe

Em apoio à Campanha Novembro Azul, a Assembleia Legislativa passou a iluminar a fachada do Museu Palácio Joaquim Nabuco com a cor que dá nome ao movimento. A ação, que vai até o próximo dia 20, destaca a importância de exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa da Casa de ornamentar o prédio histórico com luzes também visa registrar a passagem do Dia Mundial do Diabetes, celebrado no próximo dia 14.

 

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, mais de 60 mil casos de tumores na próstata já foram registrados em 2016. A doença atinge o público masculino e não tem prevenção. No entanto, seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo. Neste ano, a campanha nacional tem como tema De Novembro a Novembro Azul – Movimento Permanente pela Saúde Integral do Homem.

 

Com relação aos casos de diabetes, mais de cinco milhões de pessoas morrem em todo o mundo, anualmente, em decorrência da doença. A informação é da Federação Internacional de Diabetes – órgão responsável por estabelecer a data que faz o alerta à população mundial sobre os riscos da patologia.

homicidioForam 399 assassinatos registrados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) em Pernambuco entre os dias 1º e 28 de outubro. Mesmo sem computar os crimes dos últimos três dias, esse já é considerado o mês mais violento do Estado desde agosto de 2008.

No acumulado do ano são mais de 3.500 assassinatos, o que representa uma média de 354 mortes a cada mês e 11 homicídios por dia.

O programa foi implantado em 2007 pelo Governo do Estado para reduzir, mensalmente, em 12% o índice de crimes dessa natureza.