ufpe

Foto: Site UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é a melhor universidade pública da Região Nordeste e a 13ª melhor universidade pública do Brasil, de acordo com o Prêmio Melhores Universidades 2016, do Guia do Estudante (GE), uma publicação da Editora Abril. As instituições de ensino foram premiadas a partir dos resultados obtidos na Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante.

 

O reitor Anísio Brasileiro comemorou o resultado positivo da UFPE, demonstrando a importância da instituição nos cenários regional e nacional. “Os resultados expressam a qualidade da nossa formação na graduação, nossa capacidade inovadora no que diz respeito aos currículos e à capacidade de melhorar a formação dos estudantes. Ao mesmo tempo, mostra a excelência dos nossos professores, mais de 70% têm doutorado, e do ambiente da Universidade no que diz respeito aos serviços por ela oferecidos à sociedade”, afirmou.

 

Os resultados completos da premiação podem ser consultados na publicação impressa Guia do Estudante Profissões Vestibular 2017, já nas bancas, e no site do Guia do Estudante.

 

ESTRELAS – A Avaliação de Cursos Superiores do GE, este ano, considerou 67 cursos dos três campi da UFPE (Recife, Caruaru e Vitória). Desse total, 14 cursos conquistaram cinco estrelas (excelentes), 39 cursos ficaram com quatro estrelas (muito bons) e 14 cursos ficaram com três estrelas (bons).

ecleriston-e-evandro

Eclériston Ramos e Evandro Valadares – Vice e prefeito eleitos, respectivamente, para gestão 2017-2020 (Foto do Facebook de Evandro)

Campanha, eleição, transição, presidência da Câmara. Esses são os temas mais discutidos na política nos últimos meses. Agora, mais um item se junta: Quem fará parte do secretariado (1º escalão) do prefeito eleito Evandro Valadares?

O Saojosedoegito.Net e o Blog de Marcello Patriota apresentam a seguir alguns dos prováveis nomes que estarão no novo governo. Esclarecemos que as informações não são oficiais. Nossas fontes, todas ligadas a Valadares, nos deram alguns detalhes. É importante salientar que a relação logo abaixo é especulativa e muitos dos mencionados já estão sendo citados nas rodas de conversas.

Obtivemos ainda a informação que a divulgação oficial do secretariado de Evandro será no sábado 17 de dezembro. Local e horário ainda serão definidos. Segundo uma das fontes, muitas “surpresas” poderão surgir daqui pra lá.

 

Prováveis secretários de Evandro:

Gabinete: Roberto Sampaio (ex-presidente da Câmara)

Educação: Roseane Borja (ex-secretária da mesma pasta)

Saúde: Hugo Valadares Rabelo (médico cardiologista)

Ação Social: Isabelle Valadares (filha do prefeito eleito)

Procuradoria: Rênio Líbero (advogado)

Cultura: 3 nomes são comentados – Fábio Renato, Henrique Marinho e Sales Rocha. As maiores apostas vão para Henrique

Agricultura: Especula-se muito sobre Marcos Brito (jornalista e ex-secretário de Agricultura) entretanto, Romerinho Dantas e Gilson Bezerra – irmão de Dr. Geraldo Bezerra – estariam cotados para assumir a pasta

Diretor Clínico do Hospital: Roberto Calumbi (médico anestesiologista)

Diretor Administrativo do Hospital: Flávio Jucá (vereador – licenciando-se da Câmara abriria espaço para o suplente Claudevan Filho assumir)

Infraestrutura: Armando Valadares (primo do prefeito eleito)

Controle Interno: Luíza Gomes (ex-secretária de Gabinete)

Finanças: Tarcísio Leite (contador e ex-secretário da mesma pasta)

Quanto às demais pastas (Obras, Trânsito, Ouvidoria e Administração) não obtivemos informações.

 

Nenhum dos nomes apontados foi confirmado. Estamos tratando de um cenário que envolve possibilidades políticas diversas e que apenas o prefeito eleito poderá bater o martelo e confirmar – ou não – as especulações.

paraibaO secretário de Finanças e Orçamento da Paraíba, Tárcio Handel Pessoa, assegurou pagamento dentro do mês trabalhado em novembro, dezembro e 13º salário aos servidores estaduais. Ele disse que os recursos do abono estão em caixa e que será pago “até o final do exercício financeiro”.

De acordo com o secretário, 19 estados não pagam os servidores em dia e, apesar da crise, o governo paraibano continua com estabilidade na sua economia e mantém investimentos.

ze-galego-assassino-de-paulinha-de-marcilio-pires-tabiraAgora a tarde foi capturado o acusado de assassinato de Érica de Souza Leite, 30 anos, conhecida como Paulinha, casada com o odontólogo e vereador eleito de Tabira Marcílio Pires.

José Tenório (Zé Galego), que mora em Afogados da Ingazeira foi localizado próximo ao Sítio Oitis, estrada para Solidão. Ele não tinha passagem pela polícia. O acusado está sendo interrogado na Delegacia de Afogados da Ingazeira.

O crime ocorreu na manhã desta terça (1º) quando a vítima foi morta defronte à sua residência a facadas, uma das quais, fatal, atingiu o seu pescoço. Paulinha, como era conhecida, ainda foi levada ao hospital municipal mas já chegou sem vida.

paula-ericaFoi assassinada na manhã de hoje (1º) em Tabira a esposa do vereador eleito Marcílio Pires. Érica Paula Leite, 30 anos, conhecida  como Paulinha, foi morta a facadas por um homem ainda não identificado. Ela teria sido atingida por uma facada no pescoço e não resistiu.

Ainda não há muita riqueza de detalhes sobre o episódio, mas as primeiras informações começam a chegar. Há grande movimentação de viaturas na cidade. Segundo Anchieta Santos ao programa manhã Total, entre 9h30 e 10h, ela chegou em casa, vindo da Academia.

Um homem não  identificado tocou a campainha. Quando ela abriu a porta, foi atingida com uma facada no pescoço. Paulinha já deu entrada no hospital de Tabira sem vida.

O criminoso teria saído do local caminhando. Os indícios seriam de crime de encomenda. Eles tinham uma filha.

Em abril de 2015, o odontólogo, que é Major reformado da PM e já foi diretor do HR Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, havia se queixado de ter sua vida violada em uma rede social.

A polícia já iniciou as investigações em torno do caso. A cidade está em choque.

 

Fonte: Nill Júnior