Mesmo com a Adutora do Pajeú trazendo as águas do São Francisco para São José do Egito, o abastecimento está sendo complementado pelo açude São José II (Barro Branco). O manancial que estava complemente seco há anos ganhou quantidade considerável do precioso líquido em março deste ano com a grande chuva de 215 ml numa única noite. Na época, após as chuvas, verificou-se um volume de 40% da capacidade da barragem. Hoje, com a evaporação e o que é retirado diariamente temos 25%.

Conversamos com a coordenadora regional da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) Rúbia de Freitas que detalhou como o abastecimento vem acontecendo. Ela informou que uma das maiores dificuldades enfrentadas é a irregularidade na chegada de água do “Velho Chico”. Constantemente a Adutora do Pajeú apresenta problemas elétricos na estação de captação em Floresta; a situação atrasa o cronograma previamente estabelecido.

Nossa reportagem esteve observando o São José 2 e o Jureminha. De acordo com a Compesa não há como precisar o volume que há no “Açude Velho” porque não existe mais régua no manancial.

A zona urbana foi dividida em 10 áreas. Cada vez que a companhia disponibiliza água, ela é liberada para duas localidades. O intervalo para que o líquido chega na casa do consumidor é de mais ou menos seis dias.

O Saojosedoegito.Net apresenta como está o esquema de distribuição de água. Eventualmente os dias podem ser alterados caso algum problema tenha que ser sanado.

cronograma-abastecimento-compesa-sao-jose-do-egito

Disponibilizamos ainda um curto vídeo com imagens dos dois reservatórios (Jureminha e Barro Branco). As imagens foram feitas na última quarta, 26 de outubro.

policia-militar-pe-01

Os eleitores do Recife, de Olinda, Jaboatão dos Guararapes – Região Metropolitana – e de Caruaru, no Agreste, vão no próximo domingo (30) às urnas para escolher quem governará as cidades pelos próximos quatro anos. No intuito de garantir que as votações ocorram sem problemas, a Secretaria de Defesa Social (SDS) montou um esquema especial para o segundo turno das eleições municipais. Para tanto, serão empregados 4.145 policiais militares e civis nos quatro municípios pernambucanos. Os números foram apresentados em coletiva, na manhã desta sexta-feira (28).

O efetivo será distribuído da seguinte forma: serão empregados 3.334 policiais militares nos municípios da Região Metropolitana. Na Polícia Civil, funcionarão 11 delegacias de plantão. Em Caruaru, serão empregados 584 policiais militares e 49 policiais civis. Também serão ativadas quatro delegacias de plantão. As quatro cidades ainda vão contar com o reforço de quatro equipes do Comando de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil.

Lei Seca
De acordo com o chefe da Polícia Civil, Antônio Barros, não foi notificada nenhuma determinação do Judiciário decretando qualquer Lei Seca nos municípios que terão segundo turno. “Então, não há determinação do Judiciário e também a Secretaria de Defesa Social não há nenhuma determinação nesse sentido”, afirmou. A decisão fica a cargo do juiz eleitoral de cada município.

nenen-patriotaSEM VAIDADE, MAS COM ALEGRIA

Duas homenagens oficiais que me comoveram integralmente. A primeira delas foi ser agraciado pela Assembleia Legislativa no Centenário de Emancipação Política (em 2009) como o agente cultural que mais contribuiu para o bem-estar da autêntica culturalidade prestada. A segunda foi ser votado e condecorado como uma das cem pessoas mais importantes para o Berço Imortal da Poesia de1909 até 2009.

 

LIDERANÇA INCONTESTÁVEL

Mesmo sendo massacrado pela mídia, Lula lidera a pesquisa para presidente em 2018 com 34% da preferência popular; Aécio fica bem distante com 15%; Marina tem apenas 11% e o neonazista agressor das mulheres e das minorias , Jair Bolsonaro, aparece com irrisórios 4%. Eis a força de um estadista que o povo não esquece!

 

DISCIPLINA DE POESIA POPULAR!

São José do Egito é o único município do Brasil que tem esta disciplina na rede municipal (do 6º ao 9º ano). Propus a implantação desta disciplina e até dezembro sou o coordenador dos professores para a formação dos conteúdos vivenciados.

 

A PEC 241…

… É crime contra a nação

É retrocesso incomum

Saúde e educação

Condenadas ao jejum

Educação: retrocesso;

Saúde: fim do progresso

Sem haver critério algum!

 

FILME INESQUECÍVEL

Quer assistir um filme excepcional? “Baixe” O Pequeno Traidor e vivenciará um drama que não tem final melancólico. Ao contrário: É o ponto alto do enredo. Posso afirmar: Imperdível!!

 

ELEIÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS

Para que o mundo não piore, que Hillary Clinton vença o pleito. Caso o neonazista (Donald Trump), preconceituoso e machista vença, a monstruosidade estará no poder na mais forte economia de todo o mundo.

 

CONTEXTO DE VERSO DE DIMAS BATISTA

Pela idade cronológica

Vejo o certo duvidoso:

Tem jovem – tão jovem – velho

E velho tão vigoroso

Há velho – na mente – jovem

E jovem – na mente – idoso!

 

A FRASE DA SEMANA

Eu aceito o resultado da eleição… Se eu ganhar…

(Donald Trump)

 

 

*As opiniões emitidas pelos colunistas e leitores são de inteira responsabilidade dos mesmos e não refletem, necessariamente, a opinião do Saojosedoegito.Net