Esta imagem foi obtida dos fundos da Rua Joaquim Nabuco (Rua do Arranco) para o Hospital Maria Rafael de Siqueira, no bairro Antônio Marinho, em São José do Egito. O clique no final de tarde é do jovem Miguel Luciano.

a-foto-do-dia-do-centro-antigo-sje-para-hospital

lela-fit-salada-no-pote-01Nesta quinta (27) fomos escolhidos para degustar em primeira mão um dos artigos que será disponibilizado pela Lela Fit Comida Saudável. O empreendimento

A grande novidade do segmento da gastronomia em São José do Egito, entrando em atividade nesta semana, é a Lela Fit Comida Saudável. O empreendimento – de Waléria Meira – funcionará no sistema de delivery (entrega em domicílio) das 18h às 22h.

O cardápio apresenta deliciosos omeletes, crepiocas e bolo de caneca. Todos com várias opções de sabores.

Nesta quinta (27) fomos escolhidos para degustar em primeira mão a “salada no pote”, que só estará sendo comercializada semana que vem.

Vamos ao que interessa: O artigo é realmente saboroso. Mesmo as pessoas que não são adeptas de comida natural vão se agradar. Nós provamos da salada de frango, que trás condimentos leves e um molho que “dá vontade de quero mais”.

O interessante é como num pote de 500 ml cabe tanta coisa. Há quem curta comer retirando direto do recipiente. Fizemos o teste colocando em prato. Ocupou praticamente todo o espaço. É suficiente para uma refeição e nós indicamos exatamente para a noite.

Então, quem quer comer bem à noite, ligue para Lela Fit Comida Saudável e faça e teste!

Lela Fit: 87-99637.5900

lela-fit-salada-no-pote-02

dia-do-servidor-publico

Nesta sexta (28), Dia do Servidor Público, será ponto facultativo para funcionários da Prefeitura e Câmara de Vereadores. Através do Decreto nº 10/2016 do prefeito Dr. Romério Guimarães o Executivo adota a medida e o presidente do Legislativo, José Vicente Souza, também efetuou tal determinação.

De acordo com o Decreto do Poder Executivo os serviços essenciais devem ser mantidos, sem prejuízos à população, entre eles o pleno funcionamento do Hospital Geral Maria Rafael de Siqueira.

Quanto à categoria dos servidores federais, os bancos, por exemplo (Brasil e Caixa) funcionarão normalmente. Os Correios também mantêm o seu horário rotineiro.

 

Origem do Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos – Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.

O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938.

Na maioria dos estados e municípios brasileiros, o Dia do Servidor Público é considerado facultativo para os profissionais da área.

Assim, o artigo 236 da lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil.

prefeitura-municipal-de-sao-jose-do-egitoMais 14 aprovados no concurso da Prefeitura de São José do Egito – realizado em 2015 – são convocados. Desta vez para preenchimento de uma vaga de enfermeiro obstetra e 13 de professor de ensino infantil.

No edital de convocação solicita-se que os profissionais apresentem-se dia 07 de novembro à Diretoria de Recursos Humanos (Secretaria Municipal de Administração) munidos de documentos e exames médicos. Aos classificados para o cargo de professor solicita-se também que se apresentem na Secretaria de Educação, às 9h do mesmo dia, para que participem da formação de 2016 e para informações quanto ao início de ano letivo e compatibilidade de horários e cargos.

Neste mês de outubro a prefeitura convocou, ao todo, 76 aprovados no Concurso Público 001/2015.

 

Relação de convocados:

 

Enfermeiro Obstetra

  1. Ana Flávia Soares dos Santos

 

Professor de Ensino Infantil

  1. Gliccia Alexandra Albuquerque Siqueira
  2. Maria do Socorro Tenório Resende
  3. Maria Aparecida Alves Ferreira
  4. Elza Maria Lima Nunes
  5. Maria José Paulo Santos Souza
  6. Ana Clea Alves Sampaio
  7. Candida Valéria de Deus Marques
  8. Aderbal Santana Tiano
  9. Keliane dos Santos Nascimento
  10. Fátima Raquel Sena de Lucena
  11. Juliana Ferreira Batista
  12. Hernalúcia Silvaleria Lucena de Brito
  13. Inácio Erivaldo Marques Ferreira

A Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciou um aumento no efetivo para combater roubos e furtos em Pernambuco. A medida, anunciada depois de mais de 50 ataques de criminosos a instituições bancárias no ano, começa a vigorar em novembro.

Também haverá reforço nos serviços de inteligência da SDS e da Polícia Militar. Quatro novas equipes vão atuar no Agreste e Sertão, com o objetivo de facilitar ação policial mais rápida nas ocorrências. A secretaria também anunciou reforço nos Grupos Táticos da PM.

enem-2016A data do Enem será mantida, segundo o Ministério da Educação. Isso significa que pelo me­nos cem mil pessoas, sendo mais de sete mil em Pernambuco, podem deixar de fazer o exame devido à ocupação dos locais de prova por estudantes que se opõem à Proposta de Emenda Constitucional 241, já aceita pela Câmara dos Deputados. A PEC estabelece limite de gastos federais nos próximos 20 anos, respeitando apenas o valor de inflação, e os manifestantes preveem prejuízos tanto para a educação quanto para a saúde no País. São mais de mil escolas, campi universitários e institutos federais de ensino ocupados.

De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, a medida de adiamento da prova nos locais ocupados é a única alternativa do Governo. “Vamos prejudicar o menor número de candidatos dessa forma. Temos pouco mais de 1% do total de 8,6 milhões que pode ter a prova adiada”, afirmou. Por outro lado, o ministro espera que as instituições sejam desocupadas naturalmente. “Acho que as pessoas que serão prejudicadas devem se mobilizar para tentar sensibilizar os que estão ocupando, porque nós não queremos tomar uma postura de intimidação”, disse. Mendonça garantiu que a segunda prova aplicada para os alunos terá a mesma dificuldade da primeira devido ao método de Teoria de Resposta ao Item, ao qual o Exame obedece. Segundo o ministro, o TRI, como é conhecido, garante equilíbrio de dificuldade.

Aos candidatos, restam as dúvidas. Arthur de Araújo Barros, 17 anos, por exemplo, estudou com afinco durante todo o ano de 2016, mas não sabe quando fará o Enem. O estudante deseja cursar engenharia química e conhece a PEC 241 apenas superficialmente. Mas, sente as consequências individuais dos protestos. “Foi um ano suando, me preparando. Achar que vou fazer a prova em dez dias é ver no horizonte o momento de tirar esse peso das costas. Tudo que eu tinha para aprender neste ano, eu já aprendi. Eu desacelerei porque o que falta é fazer a prova”, contou o estudante. “Já cheguei a pensar que minha prova será mais difícil porque na prática eu teria mais tempo para estudar por causa do adiamento. Acredito que exista o direito de protestar, mas também é preciso garantir o meu direito de discordar.”

Outros alunos enxergam uma importância na ocupação que vai além do prejuízo próprio, como Andrews Lucena, 18 anos. Para o candidato a uma vaga no curso de Rádio e TV na UFPE, o impedimento é necessário. “Este ano foi todo de cursinho e estou muito estressado. Mas, o motivo da ocupação é extremamente importante. É assim para todas as pessoas com quem convivo”, argumentou. “Se o Enem for adiado, o estresse vai se estender. Mas, vou utilizar o tempo da melhor maneira possível. Tenho estudado e vou continuar estudando enquanto houver tempo. Acredito que a gente nunca está preparado.”

Dúvidas
Os participantes do Enem que tiverem dúvidas sobre a prova podem tirá-las por meio da Central de Atendimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), no telefone 0800-616161. O órgão indica que, antes de procurar o atendimento telefônico, o participante consulte seus dados no site do Enem, no endereço www.enem.inep.gov.br.