Estamos no Centro Antigo de São José do Egito. Esta é Rua João Pessoa, uma das mais antigas do “Berço Imortal da Poesia. Esta foto foi obtida defronte à Câmara de Vereadores. Ao fundo vemos as luzes do bairro Antônio Marinho e Vila da Cohab.

Clique na imagem para ampliá-la!

rua-joao-pessoa-sje

floresta_amazonica

Cientistas que estudam há mais de 25 anos a formação das nuvens na Amazônia sempre se depararam com um mistério: as gotículas de água produzidas pela floresta são insuficientes para provocar as tempestades, que são constantes na região. De onde vinha o resto?

Segundo estudo publicado nesta segunda-feira (24) na revista Nature, a resposta é surpreendente: as gotículas vêm do céu, de grandes altitudes.

Os aerossóis (nanopartículas) que estão na atmosfera a cerca de 15 mil metros de altitude (faixa por onde voam os aviões comerciais) se somam às partículas vindas das árvores e alimentam as nuvens da região amazônica.

Os cientistas já sabiam da existência dos aerossóis em grandes altitudes e que eles eram removidos pela chuva. Faltava entender como a atmosfera restabelecia a concentração de aerossóis rapidamente. O que descobriram foi de onde eles vêm e como ajudam a “fazer chover”.

Partículas que sobem e descem

Os gases emitidos pelas árvores da floresta são levados da superfície para a alta atmosfera pelo movimento vertical de massas de ar. No alto, onde a temperatura é de cerca de -55°C, eles se condensam e formam os aerossóis.

Essas nanopartículas são retiradas da alta atmosfera pelas correntes descendentes de nuvens de chuva e se combinam com os gases das árvores que estão vindo em correntes ascendentes.

Neste encontro, as partículas crescem rapidamente e formam gotículas e nuvens. As correntes de convecção dão início à chuva.

 

 

Fonte: Uol

Foto: wikimedia.org

Jogos amistosos neste final de semana – Paraíba e Pernambuco

No Estádio Moreirão, em Imaculada (PB), Juventude 1X1 Real Madri no jogo da preliminar e 2X2 o jogo principal. O Centro Esportivo de Imaculada jogou em Piedade; no primeiro jogo foi 2X1 para o time da casa, já no principal deu vitória dos visitantes por 1X0. Pela grande final do Campeonato dos Gomes, Alto Cruzeiro 0X1 Internacional da Balança. Pela Copa Auto Sertão de Futebol Amador, ainda na Paraíba, primeira rodada da grande final Azulão de Pombal 2X0 Oito de Maio da cidade Jericó. Em Água Branca pelo campeonato regional Esporte de Santa Terezinha 2×2 Cruzeiro de Juru.

Aqui em Pernambuco o Santa Cruz de Quixaba (PE) perdeu por 2X1 para o Botafogo de Iguaracy no aspirante e no jogo principal Santa Cruz 6X1 Botafogo. Ferroviário de Afogados da Ingazeira recebeu a equipe Arial de Flores e venceu por 2X1 o primeiro jogo; já no jogo principal também deu vitória por 2X0. O Cruzeiro das Lages jogou contra o Náutico de Tuparetama, o primeiro jogo foi 0X0, mas no jogo principal vitória do Cruzeiro por 3X1. O Fluminense do Bairro São João jogou em Riacho de Cima, na preliminar 0X0 e no principal 3X2 para o Flu. O União Planalto jogou com o Esporte das Lages, no jogo preliminar foi 7X1 e no jogo principal vitória também do União por 4X0.

 

Segunda Divisão PB

internacionalpb-campeao-2a-divisao-pb-2016

Destaque para o Internacional PB que jogando no Estádio Amigão em João Pessoa venceu o Serrano PB por 1X0 e levantou a taça de Campeão Paraibano da Segunda Divisão em 2016. O Internacional foi campeão invicto e junto com o Serrano vai disputar a Primeira Divisão em 2017.

 

Segundona em PE

Já em Pernambuco três jogos fecharam a oitava rodada da série A2

Jogos do domingo: Cabense 2X2 Barreiros, Timbaúba 2X0 Íbis, Centro Limoeirense 1X2 Afogados. No sábado teve Ferroviário do Cabo 1X2 Vera Cruz.

Restando apenas uma rodada para o final da primeira fase já se sabe quem são os oito que vão para segunda etapa da competição, faltando apenas a definição dos confrontos. Das nove equipes apenas o Íbis não vai se classificar já que na primeira fase se classificam oito. Afogados, Vera Cruz, Barreiros, Flamengo de Arcoverde, Timbaúba, Centro Limoeirense, Cabense e Ferroviário do Cabo já estão garantidos. A rodada final da primeira fase será dia 29/10 sábado: Vera Cruz X Timbaúba, Afogados X Ferroviário do Cabo, Flamengo de Arcoverde X Cabense e Barreiros X Centro Limoeirense.

 

A Coluna dos Esportes é assinada por André Moraes.

 

*As opiniões emitidas pelos colunistas e leitores são de inteira responsabilidade dos mesmos e não refletem, necessariamente, a opinião do Saojosedoegito.Net.

aprovados-no-concurso-pmsje-apresentam-documentacao-24102016

Após a convocação de aprovados no concurso público da Prefeitura de São José do Egito, ocorrido em 2015, os profissionais começam a comparecer ao Departamento Pessoal do Executivo egipciense para apresentação de documentos.

Ao todo foram chamados no último edital 62 pessoas. Essa fase será concluída até o dia 1º de novembro. De acordo com o edital, todos devem também apresentar exames médicos (hemograma, classificação sanguínea, glicemia em jejum, ureia, creatina e cardiológico).

Dessa vez foram chamados os aprovados para as funções de médico ginecologista/obstetra, enfermeiro obstetra, professores (ensino infantil, inglês, educação física, ciências, língua portuguesa, ensino fundamental 1º ao 5º ano) nutricionista, auditor fiscal, fiscal de obras, fiscal de tributos, agente de arrecadação e agente de trânsito.

O edital ainda informa que “os classificados para o cargos oferecidos de professor devem se apresentar no dia 01 de Novembro de 2016, na sede da Secretaria Municipal de Educação, às 9h, para que participem da formação
de 2016 e para informações quanto ao inicio de ano letivo e compatibilidades de horários e cargos”.

Confira abaixo a relação dos convocados:

MÉDICO GINECOLOGISTA/OBSTETRA
1. ANDRÉ CECILIO BRANQUINHO NUNES
2. FRANCISBERTO ARAÚJO PIRES
ENFERMEIRO OBSTETRA:
1. CAMILA DE OLIVEIRA CARVALHO
2. LIVIA MANUELA MONTEIRO MARQUES
3. AISLEIDE DE SOUZA LIMA
4. KELLY GOMES DA SILVA
PROFESSOR DE ENSINO INFANTIL:
1. MARIA DETANHA SIQUEIRA DA SILVA (deficiente)
2. DIANA MULATINHO MARTINS
3. LETÍCIA DA SILVA AMARAL (deficiente)
4. JANIELLY RAMOS DA SILVA
5. TERESA RAQUEL DE MORAIS ANDRADE (deficiente)
6. RAQUEL LIMA DOS SANTOS
7. ANA PAULA RODRIGUES FAGUNDES SILVA (deficiente)
PROFESSOR DE INGLÊS:
1. ULISSIVALDO CAETANO COSTA DA SILVA
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
1. CARMELEIDE BEZERRA DOS SANTOS
PROFESSOR DE CIÊNCIAS:
1. MARIA DO SOCORRO SIQUEIRA LEITE LOPES
PROFESSOR DE LINGUA PORTUGUESA:
1. DÉBORA JUÇARA QUEIROZ LOPES
2. MARCILEIDE LEITE LOPES
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5º ANO:
1. TATIANA FERNANDES DE FREITAS
2. ANTONIA PAULA DA GRAÇA BARBOSA
3. ANUNCIADA MARIA DOS SANTOS
4. VALDENOR GOMES DE OLIVEIRA
5. LUCIENE DE OLIVEIRA CAMPOS
6. KLEITON LUIZ MARQUES CALDAS
7. NORMA RAQUEL ALVES BARROS
8. OSVALDO CÍCERO DA SILVA
9. ANDREA CORREIA BARBOSA
10. ALBERTO PEREIRA DA SILVA JUNIOR
11. LUCIVANIA DE SANTANA GOMES
12. KÁTIA REGINA SOARES DE SIQUEIRA LIMA
13. RICARDO CAETANO FERREIRA
14. SCHEYLIENE LIMA LEITE
15. WELLINGTON FEITOSA RODRIGUES
16. MARIA VALDINEZ FERREIRA LIMA GOMES
17. ROSIVANIA GUEDES DE SOUZA
18. EDINEIDE ALVES DE SOUZA
19. MARIA LUCIARA NASCIMENTO DE SOUSA
20. MARIA SOLANGE DE SOUZA
21. MARIA IOLANDA MEDEIROS DO NASCIMENTO
22. MARLUCE FERREIRA DE BRITO
23. ANA CLAUDINETE SANTOS SILVA
24. DANIELLE BRITO DOS SANTOS
25. FABIANA JANUÁRIO DE SOUSA E SILVA
26. MARIA DO SOCORRO MARQUES DOS SANTOS CALDAS
27. MARCO ROBERTO CANDIDO PERÔNICO
28. RAISA MARIA MENEZES DOS SANTOS MARQUES
29. JUDICLEIDE DE SOUZA MORAES
30. MARKELE ELAINE LOPES DA SILVA
31. MARIA PEREIRA DE LIRA SOUSA
32. ANDERSON JOSÉ CAMPOS DE OLIVEIRA
33. ELIZANGELA SIQUEIRA DA SILVA
34. MARIA BETANIA DA SILVA
35. ALDINETE DE FÁTIMA PEREIRA DE SIQUEIRA
FISCAL DE OBRAS:
1. GUILHERME GUIMARÃES DA ROCHA
NUTRICIONISTA:
1. MARGARIDA REMÍGIO LOUREIRO DE MOURA
AUDITOR FISCAL:
1. WANDSON BRAWNER SOUSA BRITO
2. RICELLI CINTHYA LOPES GOMES
FISCAL DE TRIBUTOS:
1. DAVI SOUZA DOS SANTOS LEITÃO NUNES
2. THAINA SOUZA LOPES
AGENTE DE ARRECADAÇÃO:
1. FABIANA MENESES DE OLIVEIRA
AGENTE DE TRÂNSITO:
1. CLINTON BRAINER PARENTE
2. EVANDRO SILVA DE LIMA

conversa-de-segunda-felipe-juniorDEDÉ MONTEIRO E PIRRAIA – CANDIDATOS A PATRIMÔNIOS VIVOS DE PERNAMBUCO

O Governo de Pernambuco, por intermédio da Secretaria de Cultura do Estado – Secult e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, tornou público o XI Concurso Público do Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco – RPV-PE. As inscrições foram de 05 de setembro a 19 de outubro de 2016 para o preenchimento de 6 vagas. O Movimento POR MAIS CULTURA, através do seu articulador geral, Felipe Júnior, apresentou os nomes de Dedé Monteiro e Arlindo Lopes (Pirraia), visto a importância cultural dos poetas para o estado de Pernambuco. Fiquemos na torcida pela aprovação!

 

UM “NOVO” GOVERNO E UMA “NOVA” FORMA DE FAZER CULTURA

Segundo informações, o prefeito eleito de São José do Egito-PE para o quadriênio 2017-2020, Evandro Valadares, sugeriu a indicação de 3 nomes por um grupo de artistas sobre o novo secretário de cultura do Berço da Poesia. O interessante é que dos 3 nomes indicados, 1 terá a possibilidade de ser escolhido pelo próprio prefeito eleito. Pergunto: onde está a autonomia, peça primordial para a mudança tão clamada pela classe artística? Ao invés de indicar nomes sobre o possível secretário, o grupo deveria se preocupar na autonomia de composição de secretariado, ou seja, a secretaria ter sua função e composição técnica. Ora, de que vale o secretário ser um gestor técnico do campo cultural e sua equipe ser composta pelo mesmo “arrumadinho” de comissionados? A mudança necessária para a cultura é ter, primeiramente, autonomia na pasta; segundo, um secretário técnico no setor; terceiro, montar uma equipe sólida e harmônica. Só assim haverá eficácia e eficiência no campo cultural do Berço Imortal da Poesia.

 

BIBLIOTECA PMC EM SÃO JOSÉ DO EGITO-PE

Em Recife-PE, o Movimento POR MAIS CULTURA iniciou campanha de arrecadação para montagem da primeira Biblioteca Popular do movimento que será em São José do Egito-PE. A biblioteca é composta com cordelteca, espaço audiovisual, além de um acervo numeroso de livros que será aberto à população da cidade para consultas, pesquisas e leituras. O projeto está programado para o primeiro semestre de 2017 e é de autoria do articulador geral do PMC, Felipe Júnior (filho adotivo de São José do Egito-PE). Que quiser doar livros ou saber mais sobre o projeto, entre em contato: (81) 99701-8003 ou movimentopmc@gmail.com

 

UNIÃO PELA CULTURA

Desmontados os palanques, é hora da classe artística se unir e elaborar planos, ações, propostas e exigências ao governo que se encerra e, consequentemente, ao governo que se inicia em janeiro. A melhoria da cultura é um dever de todos e essa é a verdadeira bandeira que deve ser hasteada.

 

LANÇADO O SITE “POR MAIS CULTURA”

O movimento PMC lançou semana passada o site www.pormaiscultura.com.br que pretende ser um elo entre as atividades do movimento e a classe cultural. O espaço virtual é dinâmico, atraente e cheio de novidades. Acesse!

 

PREFEITO DE SÃO JOSÉ DO EGITO-PE ARRUMA A CASA PARA O PRÓXIMO

O prefeito de São José do Egito-PE, Romério Guimarães, vem dando exemplo de gestão pública e de atitude democrática ao divulgar publicamente as ações da prefeitura no intuito de deixar a casa organizada para o próximo gestor.

 

MOVIMENTO PMC APRESENTA PROJETO PARA 1º CONCURSO CULTURAL ISMAEL PEREIRA

O Movimento POR MAIS CULTURA apresentou proposta à Prefeitura Municipal de São José do Egito para a realização do 1º Concurso Cultural Ismael Pereira com premiação em dinheiro e cordel publicado para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Um projeto que irá incentivar a formação de novos cordelistas na região e fomentar as atividades culturais no berço poético do grande e saudoso poeta Ismael Pereira. Aguardemos novidades!

 

Críticas, sugestões e elogios:

(81) 99701-8003; poetafelipejunior@gmail.com

 

 

As opiniões emitidas pelos colunistas e leitores são de inteira responsabilidade dos mesmos e não refletem, necessariamente, a opinião do Saojosedoegito.Net.