Um projeto bem interessante do Diário de Pernambuco que vale a pena ver: Rotas PE

 

De Carona com o Diário

A riqueza de belezas naturais, culturais e históricas transforma Pernambuco em um roteiro imperdível para viajantes brasileiros, estrangeiros e, por que não, dos próprios pernambucanos. Por ano, milhares de turistas vêm conferir com os próprios olhos o que os amigos falam ou o que viram através de revistas, publicidades ou na televisão. Quem conhece dificilmente se decepciona e vai embora dizendo até breve. O Diário de Pernambuco resolveu fazer as malas e botar o pé na estrada para conhecer in loco esses cenários que encantam à primeira vista. Com um mapa na mão e o desejo de redescobrir os encantos do estado e apresentar outros não tão conhecidos do grande público, a reportagem vai visitar 55 municípios do Litoral ao Sertão. A diferença é que o leitor do Diário vai de carona nessa viagem, intitulada Rotas PE, porque acompanhará, a cada Superedição de final de semana, um capítulo dessa aventura que só termina no fim de dezembro.

O olhar de repórteres e fotógrafos vai transformar essa viagem em um grande roteirão, com textos e imagens de locais imperdíveis para se conhecer, comidas que não podem deixar de ser experimentadas, onde comprar as lembrancinhas da viagem, além de várias dicas de turismo local.

Clique no link (Rotas PE)

São José do Egito tem dois cemitérios em sua zona urbana, ambos lotados. No mais antigo, o Sebastião Rabelo, no Centro, o espaço ficou tão pequeno que dá trabalho localizar túmulos e até mesmo sepultar. No Campo do Silêncio, no Alto Egipciense, junto à Vila da Caixa, a situação é praticamente a mesma.

Na realidade a própria desorganização dos espaços (ruas e túmulos) contribui para que o ambiente, em alguns trechos, se torne intransitável. É preciso, às vezes, passar por cima de jazigos.

Percebendo essa situação a Prefeitura de São José do Egito adquiriu terreno após o Arena Motel e está construindo um novo cemitério. O espaço, batizado através de lei municipal, recebeu a denominação de Apóstolo Pedro.

cemiterio-apostolo-pedro-01

O Saojosedoegito.Net esteve no local para acompanhar o andamento das obras. O terreno é grande e o projeto, quando concluído, acabará com esse problema de infraestrutura. De acordo com a planta não haverá mais lugar para túmulos altos. Todos devem seguir o mesmo padrão. O novo cemitério contará com sala para velórios, logo na sua entrada.

A obra está orçada em R$ 626.658,72 (recursos próprios do município) e o prefeito Dr. Romério Guimarães deseja entregá-la à população ainda este ano.

cemiterio-apostolo-pedro-02

amupe-sesi-luciano-torres-e-nilo-augusto-camara-simoesEm reunião na sede da AMUPE entre o presidente da associação e prefeito de Ingazeira Luciano Torres e o superintendente do SESI PE Nilo Augusto Câmara Simões foi firmada parceria entre as instituições para levar cinema de graça para os municípios pernambucanos.

A parceria se deu por meio de uma pré-seleção de cinquenta municípios pernambucanos indicados pelo SESI, que foi referendada pela Associação. Os municípios selecionados receberão o programa “Cinema na Rua”, que leva o cinema ao ar livre de forma gratuita para a população nos finais de semana ainda este ano. Para 2017 a AMUPE juntamente com o órgão trabalham para que os demais municípios de Pernambuco possam receber o projeto.

Confira abaixo a lista das localidades que iram receber o programa (em negrito municípios do Pajeú):

 

  1. Afogados da Ingazeira
  2. Iguaracy
  3. Ingazeira
  4. Quixaba
  5. Carnaíba
  6. Flores
  7. Solidão
  8. Tabira
  9. Santa Terezinha
  10. Tuparetama
  11. São José do Egito
  12. Itapetim
  13. Brejinho
  14. Triunfo
  15. Serra talhada
  16. Salgueiro
  17. Cedro
  18. Verdejante
  19. Parnamirim
  20. Araripina
  21. Ouricuri
  22. Bodocó
  23. Trindade
  24. São Bento do Una
  25. Lajedo
  26. Belo jardim
  27. Alagoinha
  28. Venturosa
  29. Pesqueira
  30. Arcoverde
  31. Santa Cruz do Capibaribe
  32. Poção
  33. Brejo da Madre de Deus
  34. Surubim
  35. Casinhas
  36. Limoeiro
  37. Macaparana
  38. Aliança
  39. Condado
  40. Itambé
  41. Goiana
  42. Itaquitinga
  43. Flores
  44. Belém de São Francisco
  45. Itacuruba
  46. Mirandiba
  47. Cabrobó
  48. Custódia
  49. Sertânia
  50. Granito