Vereadores fecham apoio à candidatura de Rogaciano Jorge para presidente a Câmara SJE no biênio 2019-2020

Vereadores fecham apoio à candidatura de Rogaciano Jorge para presidente a Câmara SJE no biênio 2019-2020

Reviravolta na eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de São José do Egito. Na manhã desta sexta (30), cinco integrantes da bancada de oposição anunciaram apoio à candidatura de vereador de situação Rogaciano Jorge (PSB). Por sua vez, o indicado esteve na sede do Legislativo acompanhado do parlamentar licenciado Jota Ferreira (PSB) que no ato entregou seu ofício de exoneração do Poder Executivo e assinou termo de posse para poder votar no escolhido pela maioria da oposição.

A Câmara egipciense é composta por 13 vereadores. Nesta conjuntura, esse grupo teria sete votos, o que seria necessário para não haver empate e garantiria a vitória.

Na formação anunciada a chapa terá como presidente Rogaciano Jorge, Aldo da Clipsi (PT) como vice, Albérico Tiago (PR) como 1º secretário e Alberto de Zé Loló (PT) como 2º secretário. Também irão votar nesta composição Antônio Andrade (PSB), Doido de Zé Vicente (PSC), além do já citado Jota Ferreira.

vereadores_sje_fecham_apoio_a_rogaciano_30112018_entrevista_na_gazetaApós o encontro dos sete parlamentares na Câmara, concederam entrevista ao jornalista João Carlos Rocha na Gazeta FM e confirmaram o acordo em eleger Rogaciano Jorge o presidente para o biênio 2019-2020.

Por sua vez Rogaciano mencionou que não está deixando o grupo da situação. Segundo o próprio, que já nutria o desejo de presidir a Câmara há um bom tempo, analisou a possibilidade e entendeu que deveria registrar sua candidatura, “já que contaria com o apoio de cinco vereadores da oposição e também de Jota”.

Com o retorno do vereador Jota Ferreira à Câmara, o suplente Prato de Papa já não participará da sessão ordinária deste sábado (1º).

Os registros das chapas se darão de 8 a 11 de dezembro, das 8h às 13h. A eleição acontecerá no dia 15 do mesmo mês.

Antônio Andrade rompe com Evandro Valadares. Foto: Portal Câmara SJE

Antônio Andrade é presidente da Câmara de Vereadores de São José do Egito. Foto: Portal Câmara SJE

Ainda está dando o que falar a votação de veto do prefeito Evandro Valadares (PSB) à Emenda Modificativa nº 001/2018, de autoria do vereador Rona Leite (PT), A matéria foi levada ao Plenário na sessão ordinária da Câmara de São José do Egito no último sábado (24). De acordo com a proposta, que modifica e altera a Lei nº 160/98, o número de táxis no município ganharia reforço e contemplaria distritos com mais de 1000 habitantes, que é o caso, por exemplo, de Riacho do Meio.

O Poder Executivo vetou a emenda alegando que a mesma afronta os interesses públicos vigentes e, entre outros, que no tocante ao mérito não foi verificado qualquer estudo de viabilidade.

A polêmica se instalou porque dentre os que votaram favoráveis ao veto do prefeito estava o autor da matéria.

O presidente da Câmara, vereador Antônio Andrade (PSB), disse ao blog que “os demais membros da oposição votaram contra o veto do prefeito e apenas Rona, do mesmo grupo, que foi quem fez a emenda, votou contra ele mesmo”.

Andrade enfatizou que “o entendimento dos demais oposicionistas foi contrário ao prefeito, pois o grupo era favorável ao aumento no número de praças”. E completou: “Estou abismado por Rona votar contra ele mesmo”.

Votaram contra o veto os vereadores Albérico Tiago, Alberto Loló, Aldo da Clipsi, Antônio Andrade, David Teixeira, Doido de Zé Vicente e Tadeu do Hospital. Votaram a favor os parlamentares Ana Maria de Romerinho, Beto de Marreco, Claudevan Filho, Prato de Papa, Rogaciano Jorge e Rona Leite.

A maioria simples votou contra o veto, entretanto para que o mesmo fosse derrubado seriam necessários dois terços, o que representa na Câmara egipciense nove votos.

David Teixeira e Rona Leite. Fotos: Site Câmara SJE

David Teixeira e Rona Leite. Fotos: Site Câmara SJE

Na manhã desta quarta (28) o vereador David Teixeira (PR) confirmou que será candidato à presidência da Câmara de São José do Egito. Na composição que está sendo apresentada, Rona Leite (PT) será o vice. Nas contas de Teixeira – que é da oposição – os cinco votos da situação (Ana Maria , Beto de Marreco, Prato de Papa e Rogaciano Jorge, todos PSB, e Claudevan Filho, da Rede) já se comprometeram a acompanha-lo. O parlamentar Tadeu Gomes (PTB) declarou votar também na chapa.

Em São José do Egito o Legislativo conta com 13 vereadores. Desta forma sobrariam cinco para compor um novo grupo para disputar na eleição da Mesa Diretora marcada para 15 de dezembro.

Quanto à chapa encabeçada por David Teixeira, ainda faltam ser anunciados os que devem concorrer aos cargos de 1º e 2º secretários. A divulgação deve ocorrer nos próximos dias.

Os registros das chapas se darão do dia 8 ao dia 11 de dezembro, das 8h às 13h.

Divulgação

Divulgação

1) eSocial
A PROFFITO Gestão Contábil  e Empresarial  de Recife está em São  José do Egito com a contadora e perita contábil Vanúsia Santos que estará  trazendo  a palestra  sobre o eSocial, mais uma exigência  da Receita Federal que a partir de janeiro de 2019 devem ser cumpridas mensalmente.

Quem são  os interessados?
Todos os empresários  de pequeno, médio e grande  porte.
Lembrando que quem tem MEI (Empreendedor Individual) também pode participar dessa palestra.

2) Coaching
A Motive Life Coach oferecerá  uma palestra  de Ganhos  e Perdas nas áreas pessoal e profissional com a Coach Life Andréa Germano, que é integrante da SBCOACHAING – Sociedade Brasileira  de Coaching do Brasil – São  Paulo.

chapa_renovar_é_a_ordem_eleição_oab_afogados_2018_completaHá 7 dias para a realização das eleições da OAB em todo o Estado de Pernambuco, a Chapa “Renovar é a Ordem”, que concorre à diretoria da Subseccional da OAB de Afogados da Ingazeira, segue confiante.

Na última quarta (7), os candidatos a presidente e a tesoureiro por esse grupo,  respectivamente Romildo Mendes e Gilberto Costa, estiveram reunidos com a Comitiva Estadual na cidade de Serra Talhada para tratar de assuntos relacionados à advocacia da região, bem como a situação específica da Subseccional de Afogados.

“Tivemos um diálogo bastante rico onde expomos a situação crítica que se encontra a advocacia na região da nossa Subseccional.” afirmou Romildo Mendes. “De pronto nos foi oferecido todo o apoio institucional da OAB Estadual, tendo a diretoria se colocado à disposição e ao apoio incondicional à nossa chapa para mudarmos juntos essa realidade, nas palavras de Carlos Neves, atual Presidente da ESA – Escola Superior da Advocacia”, conclui Mendes.

Ainda segundo Romildo “a OAB em Afogados atingiu este nível de invisibilidade social porque se omite em temas importantes que são inerentes à própria existência da entidade que vai muito além da representação classista, que também deixa muito a desejar”. Para o candidato “a OAB local hoje está resumida à cinco integrantes que não têm muita disponibilidade para cuidarem dos rumos da instituição, até mesmo porque são profissionais que precisam zelar pelos próprios escritórios e acabam deixando em segundo plano a atividade institucional”.

Dentre as propostas da chapa está a criação do Conselho Subseccional como forma de encorpar a diretoria da instituição e que permita uma gestão decentralizada e democrática.

O Conselho Subseccional será formado por no mínimo 12 conselheiros dando suporte à diretoria para gerir o órgão e ao mesmo tempo fiscalizar a gestão, cabendo-lhes, ainda, instruir processos disciplinares relativos à infrações cometidas pelos advogados e remetê-los ao Tribunal de Ética da OAB para julgamento.

Assim, com a implantação desta simples ação, na ótica de Romildo, a Instituição já ganhará mais força e representatividade.

Também está na proposta a criação de várias Comissões, como a de Prerrogativas, do Jovem Advogado, de Direito Público, entre outras.

A vice-presidente nessa composição, Hérica Brito, fez questão de agradecer aos membros da direção estadual da OAB que abraçaram a causa da renovação na Subseccional: “Nosso obrigado aos amigos Carlos Neves e Fernando Ribeiro Ronnie Duarte pelo apoio e reconhecimento do nosso esforço e luta por uma OAB digna e representativa da nossa classe; com certeza sentiram a firmeza do nosso compromisso e a vontade de fazer valer o que merecem os advogados do Alto e Médio Pajeú”.

As eleições ocorrem no dia 19 deste mês em todo o Estado. A Chapa encabeçada pelo advogado Romildo Mendes concorre com o número 100 para a Subseccional de Afogados da Ingazeira que abrange 12 cidades do Alto e Médio Pajeú.

Câmara de Vereadores de São José do Egito. Foto: Saojosedoegito.Net/GP

Câmara de Vereadores de São José do Egito. Foto: Saojosedoegito.Net/GP

Na próxima segunda (12) a Câmara de Vereadores de São José do Egito realiza audiência pública para discutir o Projeto de Lei Complementar nº 002/2018, de autoria do Poder Executivo, que trata da adequação das alíquotas de contribuição previdenciária ao regime próprio da previdência social do município decorrentes da reavaliação atuarial 2018.

O Legislativo egipciense quer maiores explicações do Executivo e do Funpresje (Fundo de Previdência de São José do Egito) sobre o aumento das alíquotas, tanto no que tange aos servidores efetivos quanto à patronal.

A reunião vai acontecer no plenário da Casa do Povo a partir das 9h e a presença dos servidores ativos e inativos é importante para que saiam com todos os pontos esclarecidos.

Novo obelisco em homenagem ao centenário de Walfredo Siqueira foi colocado na plataforma, na Rua da Baixa, nesta quinta (8)

Novo obelisco em homenagem ao centenário de Walfredo Siqueira foi colocado na plataforma, na Rua da Baixa, nesta quinta (8)

Poucos dias após ter sido destruído por impacto de um carro, o obelisco em homenagem ao centenário de Walfredo Siqueira, na Rua da Baixa, em São José do Egito, foi recolocado na mesma plataforma nesta quinta (8).

O monumento foi inaugurado em 21 de maio de 2011, dia tomado por eventos em homenagem ao líder político e industrial que foi prefeito da Terra dos Poetas, deputado estadual – inclusive presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, e que assumiu o governo do Estado algumas vezes.

Segundo o secretário de Trânsito de São José do Egito, Júnior Siqueira, em contato com o Blog Geraldo Palmeira, o condutor do veículo que colidiu com a estrutura procurou empresa local que trabalha com granito e autorizou que um novo marco centenário fosse erguido, pagando toda a despesa.

O obelisco em homenagem a Walfredo Siqueira está localizado na praça central da avenida homônima, no trecho defronte ao Banco do Brasil.

revista_contextonews_logo

Pernambuco ganha mais uma revista de variedades. Será lançada em dezembro a ConTextoNews, espaço de jornalismo e cultura com periodicidade bimestral, em produção na cidade de São José do Egito – Sertão do Alto Pajeú. A revista nasce fora do eixo da Capital pernambucana e nos orgulhamos por, a partir de agora, fazer parte das publicações brasileiras que vêm resistindo às oscilações editoriais do país, sem perder o foco na excelência de um conteúdo que extrapola as fronteiras pajeuzeiras, oferecendo aos leitores um contraponto à maré do imediatismo jornalístico que nos dispersa todos os dias.

A nova proposta estará disponível nas versões impressa e digital. A Revista ConTextoNews será uma publicação contemporânea, e acompanhará as transformações da cultura, da arte e do próprio jornalismo, galgando seu compromisso com o adensamento de pautas que levem ao pensamento crítico e reflexivo. Não por acaso irá se destacar por sua qualidade gráfica e editorial.

Produzida pela JC Publicidades, sob a orientação dos jornalistas Geraldo Palmeira, João Carlos Rocha e do empresário Gisnard Matos, a ConTextoNews trará, também, conteúdo do blogueiro e fotógrafo Marcello Patriota.

A ConTextoNews será uma produção com pés fincados nestas bandas do Pajeú das Flores, mas com o olhar no horizonte. Todas as pautas serão abordadas no sentido amplo, diverso e complexo da palavra, esta mesma que nos atravessa em diferentes mapas e direções.

Aguarde nossa edição de lançamento. Imperdível!

Após quase três meses de duração, passando pelas etapas de inscrições dos poetas e de julgamento das poesias pela comissão julgadora, o Concurso de Poesia Popular de São José do Egito chegará, no próximo dia 14 de novembro, ao seu ápice: a divulgação das poesias vencendoras. Foram quase 300 poesias, de mais de 80 poetas, inscritas. Poetas com idades entre 10 anos e 70 anos, todos nascidos ou residentes na Terra da Poesia.

O evento acontecerá no Centro de Inclusão digital e está previsto para iniciar às 20h. A declamação de cada poesia vencedora já é a principal atração, mas o momento contará ainda com declamações e músicas dos Poetas organizadores do evento Vinícius Gregório, Thyelle Dias, Lindoaldo Campos e Márcio Rocha, além da participação especial dos meninos do Instituto Mambembe. Também estarão presentes os poetas que fizeram parte da comissão julgadora: Dedé Monteiro, Zé Adalberto, Dulce Lima e Ayrton Queiroz.

Os vencedores do concurso receberão seus troféus, certificados de participação e prêmios em dinheiro, então será uma noite de muita emoção, na qual as escolas e os familiares dos poetas estarão torcendo pelos seus favoritos e se deliciando com o melhor da nossa poesia.

Todo o evento está sendo patrocinadao pelo Grupo Pronto Mais Lab e apoiado pelas secretarias de Cultura e de Educação de São José do Egito.

A entrada para o evento é gratuita e os organizadores convidam a todos para prestigiarem esta noite que já esta sendo considerada a noite da poesia egipciense.

 

 

Serviço

Data: 14 de novembro de 2018

Horário: 20h

Local: Centro de Inclusão Digital

Patrocinador exclusivo: Grupo Pronto Mais Lab

sje_concurso_de_poesia_data_premiação_2018