Câmara de Vereadores de São José do Egito / Nova fachada / 2020. Foto: Marcello Patriota

Câmara de Vereadores de São José do Egito / Nova fachada / 2020. Foto: Marcello Patriota

A Câmara de Vereadores de São José do Egito retorna nesta segunda (17) com suas sessões ordinárias. Após as recomendações de quarentena pelas autoridades de saúde, em função da pandemia de Covid-19, desde 18 de março as atividades legislativas estavam suspensas.

Durante o período que a edilidade adotou quarentena foram ainda realizadas três sessões extraordinárias em caráter de urgência para votação de propostas indispensáveis no combate ao novo coronavírus no município. Os encontros atenderam todos os protocolos de segurança, com o distanciamento necessário, uso de máscara e álcool em gel e quantidade reduzida de servidores.

Nesta segunda ocorrerá a primeira sessão ordinária do segundo semestre de 2020, todavia, será uma reunião onde a presença do público ainda não será permitida. A sessão será realizada com portas fechadas e seu auditório não será utilizado. Apenas parlamentares, servidores, algum convidado que fará uso da tribuna e imprensa terão acesso.

O presidente da Casa do Povo, Rogaciano Jorge, disse que “esse é um momento muito esperado por todos os parlamentares e cidadãos, pois é justamente na Câmara que acontecem os debates mais importantes, aqueles que definem os destinos do município”. Rogaciano salientou que “esse retorno se dá num prédio com bem mais estrutura após a grande reforma que foi empreendida; infelizmente ainda não poderemos receber os egipcienses por conta da pandemia, mas todos poderão acompanhar os trabalhos pelo rádio e internet”.

A sessão será iniciada às 19h30 em uma casa totalmente reformada, inclusive o Plenário está com nova estrutura e mais espaço. O cidadão poderá acompanhar tudo em vídeo pela página da Câmara SJE no Facebook e pelo Blog do Marcello Patriota. A partir das 20h também poderá escutar todos os pronunciamentos pela Gazeta FM 95,3.

O presidente da Câmara de Vereadores de São José do Egito, Rogaciano Jorge, assinou nesta quarta (18) a Portaria n. 001/2020 acerca das decisões tomadas por parte daquela edilidade em função da pandemia de Coronavírus.
A portaria determina que ficam suspensas por 30 dias as sessões ordinárias e canceladas as reuniões solenes ou audiências públicas agendas, podendo este prazo ser prorrogado.
Projetos de lei que necessitem de regime de urgência deverão ser votados em sessões extraordinárias sem a presença de público, que poderá acompanhar tudo ao vivo através de redes sociais ou da Rádio Câmara.
O Poder Legislativo egipciense irá funcionar com serviços essenciais para atender demandas de urgência da população e parlamentares, sendo desenvolvida uma escala provisória para os servidores.

IMG-20200318-WA0000

A Compesa informa que em função de um estouramento em um trecho da Adutora do Pajeú – Ramal de Sertania, que se encontra em fase de teste, o abastecimento nas cidades de Tabira, Carnaiba, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito e Tuparetama precisou ser paralisado para a realização do conserto.

A previsão é de que os serviços sejam concluídos até às 18h do dia 18/03/20, quando será retomada a distribuição de água, e seguirá o calendário de cada cidade.

*NOTA À IMPRENSA*

A Compesa informa que a equipe técnica está em campo para regularizar o abastecimento em São José do Egito. De acordo com a companhia, a Adutora do Pajéu, que atende o município, tem sofrido, ao longo dos últimos dois meses, paralisações frequentes devido à falta de energia e estouramentos nas tubulações.
Para melhorar o fornecimento de água, está em fase de testes a Segunda Etapa da Adutora do Pajeú, obra executada pelo DNOCS com investimento da ordem de 250 milhões e que irá atender 290 mil moradores de 15 municípios sertanejos, inclusive São José do Egito.

Depois de ser lançada para todo Estado a primeira edição da Feira da Poesia Popular do Pajeú terá sua programação cultural anunciada em São José do Egito numa entrevista coletiva que reunirá os veículos de comunicação da região.
O lançamento regional acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação nesta quinta (11), às 15h.

1ª Feira da Poesia Popular do Pajeú será lançada nesta quinta (11). Arte: Divulgação

1ª Feira da Poesia Popular do Pajeú será lançada nesta quinta (11). Arte: Divulgação

câmara_sje_doação_bolsas_fvp_27042019

Na sessão ordinária deste sábado (27) os vereadores egipcienses tiveram a grata satisfação de receber o diretor-presidente da Faculdade Vale do Pajeú (FVP), Dr. Cleonildo Painha, que na oportunidade fez a entrega de bolsas de estudos na instituição. Os parlamentares receberam uma quantidade de vagas e cada uma com desconto de 50% no valor da mensalidade.

A FVP iniciou suas atividades neste primeiro semestre de 2019 com os cursos de Administração, Contábeis, Direito, Enfermagem e Pedagogia; todos presenciais.

Para o presidente da Câmara de São José do Egito, vereador Rogaciano Jorge, “essa é uma oportunidade que os parlamentares terão para agraciar cidadãos que desejam obter formação universitária numa instituição de qualidade”. E completou: “A Casa do Povo faz questão de ser parceira dessas iniciativas, e a Vale do Pajeú pode contar conosco”.

Na tribuna, Dr. Painha, como é conhecido, referendou essas doações aos vereadores e colocou a instituição que coordena à disposição da Câmara e da população do município.